Marco van Basten critica estrela do Barcelona: «Joga pouco para a frente, é uma desilusão»
Os Países Baixos venceram a Finlândia por 4-0 no domingo, na qualificação para o Mundial, mas Marco van Basten não teceu muitos elogios a um dos jogadores mais importantes da laranja mecânica. No programa de televisão neerlandês, Rondo, da Ziggo, o antigo avançado foi surpreendentemente crítico em relação a Frenkie de Jong.
Segundo Van Basten, o médio do Barcelona jogou de forma demasiado cautelosa e lenta. «Jogou pouco para a frente. Foi tudo um pouco 'futebol de carteiro'», afirmou. «Esperaríamos que ele acelerasse o jogo, mas isso não aconteceu. Achei uma desilusão.»
O antigo selecionador sublinhou que seria precisamente De Jong quem deveria ditar o ritmo na construção. «O seu papel é levar a bola rapidamente de trás para a frente. Mas isso quase não aconteceu. É uma pena, porque o Frenkie tem a visão e as qualidades para o fazer.»
Van Basten comparou o holandês ao seu colega de equipa Pedri, que, segundo ele, na seleção espanhola, faz esses passes decisivos. «É exatamente isso que se espera também do Frenkie. O Pedri joga mais rápido, arrisca mais para a frente. Senti falta disso ontem na equipa.»
Na mesa do Rondo, Van Basten recebeu o apoio de Wim Kieft e Ruud Gullit. «No Barcelona, ele joga esse futebol rápido» observou Kieft sobre a dupla com Pedri. Gullit acrescentou: «Lá ele rende mais. Na seleção, tudo parece mais lento.»
Artigos Relacionados: