Marc Márquez no Grande Prémio da Indonésia antes de se lesionar
Marc Márquez no Grande Prémio da Indonésia antes de se lesionar - Foto: IMAGO

Marc Márquez mais longe de Portugal

Participação nas últimas duas corridas do ano ainda está em dúvida

Esta segunda-feira, Marc Márquez foi submetido a uma nova cirurgia ao ombro direito.

Para o campeão mundial de MotoGP, esta foi a oitava cirurgia ao braço direito nos últimos seis anos e, de momento, não se sabe quando o espanhol regressará às pistas.

Já se sabia que iria falhar as próximas duas corridas na Austrália e na Malásia, esta semana e na próxima.

E, neste momento, não deve participar nas duas últimas rondas em Portugal e Valência, contrariamente ao objetivo que tinha definido.

«Esta é uma lesão com bom prognóstico, cuja recuperação exige cerca de 16 semanas. Se houver lesões adicionais, estas são tratadas no mesmo período de tempo», começou por dizer o Dr. Pedro Luis Ripoll à Marca, dando a entender que o espanhol não irá competir mais este ano, antes de dar mais detalhes médicos sobre a lesão e a recuperação.

«A luxação acromioclavicular é uma lesão caracterizada pela perda de congruência articular entre o acrómio e a clavícula. Dependendo do grau de deslocamento da clavícula, que se move sempre para cima, podemos aplicar tratamentos ortopédicos ou conservadores. Em atletas de alto nível, como Marc Márquez, a técnica preferida é a artroscópica, que reduz a luxação existente entre a clavícula e o acrómio», acrescentou o especialista.

Recorde-se que, de qualquer forma, o piloto de 32 anos já conquistou o título de campeão mundial em 2025.