Mais uma chicotada na Bundesliga
O Mainz anunciou a saída com efeitos imediatos do treinador Bo Henriksen.
O clube alemão comunicou que a decisão foi tomada por «mútuo acordo» entre a direção e o técnico dinamarquês.
Danke für Alles, Bo! ❤️🤍
— 1. FSV Mainz 05 (@1FSVMainz05) December 3, 2025
Bo Henriksen ist nicht mehr Trainer des 1. FSV Mainz 05. Die sportliche Führung des Vereins und der dänische Fußballehrer haben sich am Mittwoch auf ein sofortiges Ende der Zusammenarbeit verständigt.
(1/2) pic.twitter.com/ys0LnCmjZT
Na hora de se despedir do clube, o técnico de 50 anos não poupou nos elogios.
«O Mainz 05 é um clube fantástico, com pessoas maravilhosas e adeptos incríveis. Alcançámos tanto juntos e estou imensamente grato por todas as experiências e pelo tempo que partilhámos. Obrigado pelo tremendo apoio», começou por dizer antes de lamentar a queda na presente temporada.
«Infelizmente, esta época não conseguimos praticar o mesmo futebol de sucesso, embora tenhamos lutado até ao fim. O futebol às vezes é assim. Desejo sinceramente o melhor ao clube e à equipa, e estarei a torcer pelos próximos jogos e por uma temporada bem-sucedida», acrescentou.
Para já, Benjamin Hoffmann, treinador da equipa de sub-23, assumirá o cargo de forma interina frente ao Borussia M'gladbach, que curiosamente também já despediu o seu treinador esta temporada.
Também Augsburgo, Wolfsburgo e Bayer Leverkusen despediram os treinadores que começaram a presente temporada.
Henriksen fez recuperação enorme, mas este ano desiludiu
Henriksen assumiu o comando da equipa em fevereiro de 2024, numa altura em que o Mainz se encontrava em zona de despromoção e conseguiu uma reviravolta notável, levando o clube a garantir a manutenção com um seguro 13.º lugar na Bundesliga.
Na temporada seguinte, o sucesso foi ainda maior, com a equipa a alcançar um sensacional 6.º lugar, que lhe valeu a qualificação para a UEFA Conference League.
No entanto, a presente época não tem corrido de feição, com a equipa a ocupar atualmente o último lugar da tabela classificativa e sem vencer um jogo para a liga alemã desde meados de setembro.
Nas competições europeias, a situação é menos crítica e está em zona de qualificação direta para os oitavos de final com 9 pontos em 4 jogos.