Magia portuguesa na vitória dramática (e polémica) do PSG em Lyon
Lyon e PSG protagonizaram um jogaço na 12.ª jornada da Ligue 1, que acabou por sorrir ao campeão francês e europeu graças a um golo tardio de João Neves. A equipa de Paulo Fonseca queixou-se muito de duas decisões do árbitro Benoit Bastien que impactaram o rumo do encontro.
Nuno Mendes não jogou por lesão e Gonçalo Ramos começou no banco por opção de Luis Enrique, que colocou Senny Mayulu no lugar do português. O jovem de 19 anos não foi feliz, falhando um cabeceamento na pequena área (11’) na única ocasião de golo dos primeiros 25 minutos. Depois, começou o vendaval de golos.
Vitinha deu um pontapé na monotonia com uma assistência brilhante para Zaire-Emery (26’). O português virou a cabeça da esquerda para a direita e viu logo a desmarcação do médio, que jogou adaptado a lateral-direito, fruto da lesão de Hakimi.
Bola telecomandada de Vitinha para Zaire-Emery 🎮#sporttvportugal #LIGUE1naSPORTTV #Ligue1 #Lyon #PSG #bacanaplay pic.twitter.com/MTNErqQo8x
— sport tv (@sporttvportugal) November 9, 2025
O Lyon não tardou a responder, com um golo de Afonso Moreira (30’), após boa assistência de Niakhaté. O ex-Sporting continua assim a conquistar o seu espaço na equipa.
Afonso Moreira repôs a igualdade no marcador 💪#sporttvportugal #LIGUE1naSPORTTV #Ligue1 #Lyon #PSG pic.twitter.com/OqQHbYGWP9
— sport tv (@sporttvportugal) November 9, 2025
Vitinha nunca parava quieto e assistiu também o golo de Kvaratskhelia (33’), num lance em que os jogadores do Lyon reclamaram muito de falta do médio. Tagliafico ainda atirou ao poste (42’), num final de 1.ª parte de cortar a respiração.
Recuperação alta do PSG e Kvaratskhelia não perdoou 😤#sporttvportugal #LIGUE1naSPORTTV #Ligue1 #Lyon #PSG pic.twitter.com/3IU0iWS9MI
— sport tv (@sporttvportugal) November 9, 2025
A equipa de Paulo Fonseca jogou sempre para a vitória e ficou mais perto do objetivo aos 50’: passe longo de Tyler Morton e Maitland-Niles fez uma chapelada perfeita sobre Lucas Chevalier, repondo o empate na partida.
Que chapelada de Maitland-Niles 🎩#sporttvportugal #LIGUE1naSPORTTV #Ligue1 #Lyon #PSG pic.twitter.com/TXYPVnzDLB
— sport tv (@sporttvportugal) November 9, 2025
A precisar da vitória, Luis Enrique só apostou em Gonçalo Ramos a 15 minutos dos 90’, fazendo ainda Quentin Ndjantou (67’) entrar antes do português. O Lyon lutou sempre pela vitória e Afonso Moreira (80’) assustou as hostes visitantes com um remate no coração da área, bloqueado pela muralha de defesas que se ergueu naquele instante.
O jogo ficou decidido nos nove minutos de compensação concedidos pelo árbitro. Num lance disputado com Kang-in Lee, Tagliafico colocou a mão na cara do sul-coreano, levando o árbitro a mostrar o segundo cartão amarelo ao argentino, que ficou incrédulo com a decisão.
Dois minutos depois, Kang-in Lee, que cumpriu o centésimo jogo pelo PSG, bateu um pontapé de canto e assistiu o golo de João Neves, que chegou à bola de cabeça após uma excelente impulsão.
CABEÇADA DE JOÃO NEVES DÁ A VITÓRIA AO PSG NOS DESCONTOS 😍#sporttvportugal #LIGUE1naSPORTTV #Ligue1 #Lyon #PSG pic.twitter.com/YEneuC41ND
— sport tv (@sporttvportugal) November 9, 2025
O PSG terminou assim a 12.ª jornada na liderança isolada com 27 pontos, mais dois do que Marselha e Lens. Já o Lyon fica em 7.º com 20 pontos.