Luís Pinto resolve-se com quem resolve
O Vitória de Guimarães não poderá contar, para o próximo jogo com o Tondela, com três jogadores que, em condições normais, espreitariam a titularidade. Curiosamente, todas essas três baixas de peso são no ataque: Gustavo Silva e Alioune Ndoye estão lesionados; Fabio Blanco foi expulso no jogo contra o Benfica.
Nesse mesmo jogo, frente aos encarnados, quando a generalidade pensava que iria ser Nélson Oliveira a ocupar o lugar de Ndoye (que havia saído aleijado no jogo anterior, em Famalicão), o técnico dos conquistadores apostou todas as fichas em Oumar Camara.
E o menino de 18 anos, oriundo do PSG, respondeu da melhor maneira. Apesar do resultado negativo da sua equipa, o ponta de lança improvisado deu muito trabalho à defesa benfiquista, tendo até merecido elogios de José Mourinho: «O Vitória deixou na frente um único jogador, que nos manteve de pé atrás, principalmente aos centrais. É um jogador rápido, um jogador ágil e que atacou espaços profundos.»
De repente, com esta opção, Luís Pinto parece ter dado nova vida àquela posição, tornando um habitual extremo num 9, e relegando Nélson Oliveira - um conhecido titular - para o banco de suplentes.
As boas indicações que Camara deu podem mesmo fazer com que o número 19 dos vimaranenses mantenha a titularidade no próximo jogo frente ao Tondela, na mesma posição. Ao seu lado direito, Telmo Arcanjo também deverá manter-se.
As dúvidas surgem, agora, à esquerda, face à expulsão de Fabio Blanco. Os vitorianos têm várias opções e, para felicidade do treinador, têm também polivalência no banco.
Por um lado, à espera de consistência, estão aqueles que seriam os substitutos óbvios e disponíveis: Noah Saviolo, Vando Félix e até mesmo o supramencionado Oumar Camara. No caso de este último ser agora chamado à ação para jogar a extremo, Nélson Oliveira poderia recuperar a titularidade, que, no início da época, parecia segura.
Por outro lado e querendo manter Camara a ponta, Luís Pinto tem também o menino Miguel Nogueira habilitado a ocupar essa posição. O jogador de 20 anos, que está no Vitória desde os 14, tem sido utilizado por Luís Pinto no meio-campo. No entanto, poderá agora ter oportunidade de se mostrar e brilhar noutra posição que não lhe é totalmente estranha.
Soluções não faltam. Qualidade também não. Luís Pinto está encarregue de montar e fazer mover as peças da sua máquina da melhor maneira possível. O objetivo é claro: voltar a introduzir os conquistadores na órbita das vitórias, que escapam há dois jogos.
Artigos Relacionados: