V. Guimarães: Tondela dá para sorrir, mas só um pouquinho…
O jogo com o Benfica deixou traumas - vários traumas - de que os conquistadores se têm queixado. Não sendo agora possível reverter os acontecimentos da partida de sábado, é tempo de focar no confronto com o Tondela.
A ânsia de voltar aos bons resultados é muita. Depois daquele que se julgava ser o melhor momento da época dos vimaranenses, após um outubro com duas vitórias seguidas (Santa Clara e União de Lamas), veio o reverso da medalha: duas derrotas consecutivas, algo que ainda não tinha acontecido na presente temporada.
A equipa orientada por Luís Pinto quer reconquistar o contentamento dos seus adeptos já no próximo jogo, no sábado. O próximo adversário é, historicamente, mais acessível… mas é preciso ter calma com a estatística.
Por um lado, dos 16 jogos que Vitória de Guimarães e Tondela fizeram em toda a história, os vitorianos ganharam mais vezes do que os beirões; por outro, não venceram em 50% dos jogos.
Esmiuçando a tal estatística: além do registo de dois empates, o Vitória ganhou oito jogos e o Tondela ganhou seis. Ou seja, o Vitória sai por cima, mas… não assim tanto.
Passando à história mais recente, nos últimos quatro jogos entre as duas equipas, houve um empate, duas vitórias para os auriverdes; com os minhotos a sorrir apenas uma vez.
Ou seja, de facto, o próximo adversário dá para sorrir, mas só um pouquinho…