Luís Pinto: «Há que estar cada vez mais preparado para estes desafios»
O Vitória de Guimarães recebe, esta terça-feira (20.45 horas), o Sporting, depois de ter sido eliminado da Taça de Portugal pelo Aves SAD, mas para a Liga está sem sofrer golos há quatro partidas. Luís Pinto apontou o foco a este desafio, sem pensar nos desaires e nos sucessos.
«Estamos em fase final de preparação para este jogo, capacitados para aquilo que temos de fazer para sermos uma equipa competitiva e competente, perante um adversário que vai exigir uma capacidade de concentração muito grande. O que está para trás não nos dá nada e o que foi o desaire [eliminação da Taça de Portugal] também não nos pode dizer nada, relativamente a este jogo.»
O último encontro dos leões, nos Açores, com o Santa Clara esteve envolto em polémica com a arbitragem, mas o treinador dos conquistadores relativizou essa questão.
«O jogo do Sporting com o Santa Clara foi analisado, mas por aquilo que as equipas fizeram em campo. Quanto ao que se passou, toda a gente viu, mas nunca fazemos uma preparação tendo em conta a prestação do árbitro. Para amanhã, é um árbitro que está a crescer na sua carreira, porém apenas nos preparamos para o que o Sporting pode fazer e não para as equipas de arbitragem. Temos de as conhecer, saber quem são e que quem cá vem possa sempre fazer o melhor trabalho. Agora, o jogo apenas foi utilizado para retirarmos ideias sobre aquilo que vamos ter de fazer», mencionou o técnico que deixou elogios ao adversário.
«Será um confronto entre duas equipas em que uma delas tem um processo e uma necessidade de se ir fazendo que é a nossa e outra que vem de um processo mais longo que já vinha a ganhar e a jogar bem. Se bem que com o Rui Borges, na minha opinião, a equipa está a jogar melhor no momento ofensivo. Vamos estar prontos do ponto de vista defensivo, mas também ofensivo, para os desafios que vamos ter pela frente. Acredito que a nossa equipa está capaz para isso.»
Os leões vão sendo fustigados com algumas lesões e isso torna a leitura dos oponentes mais complicada, porém Luís Pinto acredita que a sua equipa vai estar preparada, independentemente de quem entre em campo.
«Cada jogo tem a sua história, claro que quando a história joga a nosso favor, queremos aproveitar isso. Mas temos de estar focados no que vamos ter de fazer amanhã. Se o Sporting tivesse os jogadores que normalmente jogam, seria mais fácil prever quem poderia jogar, mas temos de nos focar nas nossas tarefas, o que os nossos jogadores têm de fazer, nos padrões da equipa deles e não tanto nas individualidades, porque os comportamentos são sempre semelhantes, depois há momentos em que o valor de um jogador consegue fazer a diferença, mas temos de estar atentos ao seu processo coletivo.»
O treinador dos conquistadores ainda analisou os momentos das equipas e a forma como o seu plantel vai estando cada vez mais capaz para medir forças com estes adversários.
Faz parte do crescimento no futebol. Havendo esse crescimento, essa parte tem de estar colocada em cima da mesa. Não pode ser só a parte física, técnica e o conhecimento entre colegas, pois para evoluir também há que estar cada vez mais preparado para estes desafios. Temos de estar concentrados e acredito que assim podemos dar uma boa resposta perante um adversário forte», referiu o técnico que sem se alongar muito sobre a ausência de Óscar Rivas, lá deu a sua explicação.
«Já pensei em quem o vai substituir e estou tranquilo. Estas situações têm sempre dois lados, já quando me perguntaram sobre a ausência de Beni, disse que seria a oportunidade para outros jogadores. Temos de estar bastante concentrados e vamos dar uma boa resposta porque acreditamos em todos os jogadores que temos.»