Lobos e sul-africanos em jogo de lendas
É muito mais que um jogo. Este sábado, o CAR do Jamor (15h00), recebe um encontro de exibição entre os lobos do Mundial de Râguebi França 2007 e as lendas sul-africanas, algumas das quais campeãs mundiais (1995, 2007 e 2019) pelos Springboks.
Do lado do Portugal Barbarians Internacional Legends, sobem ao relvado do Campo A os centuriões (mais de 100 internacionalizações) Vasco Uva, capitão em 2007 e Gonçalo Uva, Rui Cordeiro (autor do famoso ensaio validado pelo videoárbitro - TMO - diante a Nova Zelândia no mundial de França), Luís Piçarra, Gonçalo Foro, Pedro Leal e Tiago Girão, entre outros, acompanhados pelos internacionais Toby Flood, Simon Shaw (Inglaterra), Sam Tuitupu, Zizan Brooke (Nova Zelândia), Ally Hogg e Kelly Brown (Escócia).
Na equipa que pisa solo português pela terceira vez surgem os campeões mundiais de 2007, Bismarck du Plessis e o capitão, John Smit, melhor jogador sul-africano de sempre, e Schalk Brits (campeão mundial de 2019). A comitiva integra Joel Stransky, o autor de todos os 15 pontos que deram o primeiro título mundial à África do Sul, em 1995, Mark Andrews, o centurião Percy Montgomery e Pat Lambie.
A três meses das duas seleções, Portugal e África do Sul, iniciarem o Mundial 2023, em França, Gonçalo Foro, ex-lobo, viajou ao passado. “Só ganharam em 2007 porque não nos defrontaram”, gracejou na apresentação do jogo na passada 4.ª feira, nos jardins da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.