António Silva destacou importância da vitória do Benfica sobre o Fenerbahçe, com golo de Akturkoglu

«Liga dos Campeões só faz sentido com o Benfica»

António Silva destaca importância do apuramento: «Tínhamos de estar sim ou sim». A «raiva» com Talisca

António Silva acompanhou Bruno Lage na conferência de imprensa após a vitória do Benfica sobre o Fenerbahçe, que valeu o apuramento para a fase de liga da UEFA Champions League. Para o central encarnado, este era mesmo «um objetivo da época», por isso a festa final no balneário, com o plantel todo junto.

«É uma foto normal, gostamos de ficar com as memórias. O Benfica ir à Liga dos Campeões é normal, tínhamos de ir sim ou sim. A Liga dos Campeões faz parte da história do Benfica e só faz sentido com o Benfica lá inserido», defendeu António Silva.

Para o defesa das águias, «o segredo» para o sucesso duma equipa que ainda não sofreu golos em sete jogos é simples: «Estamos a ser bem treinados, os jogadores estão a saltar bem na pressão, a saltar todos juntos, a correr todos juntos para a frente.» Dedic veio dar uma ajuda — «toda a gente sabe a qualidade que tem, traz muito ao nosso jogo» —, mas António Silva destaca todos os reforços. «Todos acrescentaram.»

Depois de alguma contestação na época passada, o central começou 2025/2026 em grande forma. Mas assinalou que a tendência já vinha de há uns meses. «As pessoas julgam muito o que veem dentro de campo e não sabem o que se passa fora, que tem muita influência. Na época passada oscilei no início mas já fiz um Mundial de Clubes muito bom. Agora estou a desfrutar, porque sei que no futebol as coisas mudam de um dia para o outro», disse António Silva, para quem o próximo passo como jogador «é muito mental, é uma questão de consistência, de conseguir continuar a jogar sempre da mesma maneira».

E a confiança traz boas exibições, e as boas exibições trazem confiança. «As duas coisas andam juntas. Ganhar duelos, duelos áereos, traz confiança a um central para o resto do jogo, e quantos mais ganhas mais confiança dá», reconheceu, explicando qual a preparação para travar alguém como En-Nesyri: «É perceber um bocado nos dias anteriores que tipo de avançado vamos defrontar. Ele tem muita capacidade no jogo aéreo, a partir daí quis usar as minhas características.»

Galeria de imagens 73 Fotos

A concorrência não o assusta: «Temos três centrais de top mundial, capazes de jogar em qualquer clube do Mundo. O Otamendi ajuda muito, não só os centrais mas toda a equipa. Depois, a decisão de quem joga é do mister

António Silva falou ainda do desentendimento com Talisca durante a partoda: «É futebol, faz parte. Lembro-me de estar na Luz a ver o jogo com o Besiktas e senti raiva pelo que ele fez [celebração do golo ao Benfica], mas desejo-lhe o melhor.»