O Belenenses venceu o Mafra com recurso a um penálti (polémico) e ultrapassou o Mafra na liderança da Série B da Liga 3. Foto: CF Os Belenenses
O Belenenses venceu o Mafra com recurso a um penálti (polémico) e ultrapassou o Mafra na liderança da Série B da Liga 3. Foto: CF Os Belenenses

Liga 3: Belenenses decide de penálti (polémico)… e retira liderança ao Mafra

Azuis levaram a melhor nos minutos finais com um penálti que motivou protestos dos mafrenses. Resultado permite uma troca de líderes, com o conjunto do Restelo a saltar para o topo, por troca com os mafrenses

No encerramento da 10.ª jornada da Série B da Liga 3 disputava-se o topo da classificação e o embate entre Belenenses e Mafra ditou… troca de líder: os azuis do Restelo levaram a melhor através de um penálti nos minutos finais, convertido por Tiago Morgado, e ultrapassaram o adversário deste final de tarde no comando da prova (2-1).

O Belenenses foi o protagonista do primeiro tempo, com controlo sobre o seu adversário e várias boas ocasiões desperdiçadas, com destaque para Diogo Paulo aos 26’, Diogo Leitão, aos 31’, e Tiago Morgado, aos 43’. No caso destes dois últimos, mérito para o guardião mafrense, Pedro Silva, e a duas excelentes intervenções da sua parte.

O emblema da Cruz de Cristo prometeu muito na primeira parte e logo cumpriu na segunda, necessitando de apenas três minutos para inaugurar o marcador por Nuno Tomás, que surgiu bem posicionado ao segundo poste para desviar um cruzamento bem tirado por Afonso Valente a partir da esquerda.

A equipa da casa continuava por cima e esteve perto de ampliar – Eduardo Souza, aos 49’, e David Rebelo, aos 53’, estiveram particularmente próximos de o fazer – mas o Mafra mantinha-se vivo no jogo e tinha em Mamor Niang o seu principal foco de perigo - aos 64’ quase igualou, através de um cabeceamento de para defesa de elevado grau de dificuldade de Guilherme Oliveira, e aos 78’ tudo se repetiu, porém desta feita o atacante dispôs da recarga e não desaproveitou.

A igualdade estava alcançada, mas o Belenenses não desistiu e viu o seu esforço premiado com uma grande penalidade por mão pretensa mão na bola de Moussa Camara, que motivou muitos protestos no banco mafrense… que terão razão de ser – a bola parece embater no rosto do central maliano. Indiferente a essa situação, Tiago Morgado não acusou a responsabilidade e garantiu o triunfo para o emblema do Restelo.