FC Porto: conheça o reforço que fica de fora da lista da UEFA
O FC Porto já enviou à UEFA as mudanças na lista de jogadores para a fase a eliminar da Europa League e a principal novidade é a não inclusão do polaco Oskar Pietuszewski, que o técnico Francesco Farioli entendeu riscar do contexto europeu, face às limitações de inscrições impostas pelos regulamentos.
Os dragões contrataram quatro jogadores no mercado de inverno – Thiago Silva, Pietuszewski, Moffi e Fofana –, mas um teve forçosamente de ficar de fora da lista para a fase a eliminar da prova europeia, pois os clubes só estão autorizados a inscreverem três novos atletas.
«Um clube pode inscrever um máximo de três novos jogadores elegíveis para os restantes jogos da competição em curso. Estas inscrições devem ser concluídas até 5 de fevereiro de 2026», salienta o regulamento da UEFA, algo que levou o jovem extremo de 17 anos, ex-Jagiellonia, a ficar de fora.
Cada clube pode fazer três alterações em relação primeira lista e, para a entrada dos reforços, saltaram fora Luuk de Jong, que não volta a jogar esta temporada, Eustáquio, que será oficializado em breve no Los Angeles FC, e Ángel Alarcón, emprestado ao Utrecht. Pedro Lima também saiu — foi devolvido ao Wolverhampton.
Além dos guarda-redes Diogo Costa e João Costa, ambos formados no Clube, a lista inclui Thiago Silva, Jakub Kiwior, Jan Bednarek, William Gomes, Victor Froholdt, Samu, Gabri Veiga, Pepê, Zaidu, Pablo Rosario, Borja Sainz, Dominik Prpić, Alan Varela, Tomás Pérez, Deniz Gul, Terem Moffi e Seko Fofana — bem como Cláudio Ramos, Alberto Costa e Francisco Moura, que contam como formados no país.
Na lista B, onde podem ser inscritos os atletas com dois anos de casa nascidos a partir de 2003, continuam a figurar os nomes Diogo Fernandes, Gonçalo Ribeiro, Gabriel Brás, Martim Fernandes, Martim Cunha, Tiago Silva, André Oliveira, João Teixeira, Bernardo Lima, Gonçalo Sousa, André Miranda e Rodrigo Mora.
Nos oitavos de final da Liga Europa, o FC Porto vai defrontar um dos vencedores das eliminatórias entre o Ludogorets e o Ferencváros ou o Celtic e o Estugarda - primeiro fora de portas (12 de março) e só depois no Estádio do Dragão (19). O adversário que se segue será conhecido no sorteio do próximo dia 27 de fevereiro.