Leclerc escapa a penalização em Las Vegas após drama nos treinos livres
Charles Leclerc, piloto da Ferrari, escaou a uma penalização após um incidente no arranque do fim de semana do Grande Prémio de Las Vegas. O monegasco, que tinha sido o mais rápido na primeira sessão de treinos livres, foi investigado por uma potencial infração ao Artigo 26.5 dos regulamentos, que rege o procedimento para o piloto abandonar o carro.
O incidente ocorreu no final da segunda sessão. Após uma bandeira vermelha, Leclerc foi forçado a parar na escapatória devido a um problema. O relatório oficial da FIA revelou que o piloto tentou seguir o protocolo antes de sair, mas sem sucesso: «O piloto explicou que, antes de sair do monolugar, tentou colocar o carro em ponto morto, mas não conseguiu fazê-lo».
Charles Leclerc currently sits P1 in FP2... but understeer forces him to bail out of a lap! 👀#F1 #LasVegasGP pic.twitter.com/SwSMsFWgEF
— Formula 1 (@F1) November 21, 2025
Perante a hesitação dos fiscais de pista, que consideravam a situação perigosa, Leclerc interveio. O piloto da Ferrari conseguiu demonstrar que o carro estava estável e desligou a alimentação elétrica.
A explicação de Leclerc convenceu os comissários, que decidiram não aplicar qualquer penalização. O piloto fica, assim, livre para se concentrar no resto do fim de semana, num contexto onde a mínima infração é crucial na Fórmula 1.