Jogador mais lento da Premier League é português e o 2.º mais rápido também
A Opta Analyst divulgou os resultados de um estudo acerca do movimento dos jogadores da Premier League ao longo da presente temporada, e apresentou seis listas diferentes em váias categorias.
Which Premier League players run the most?
— Opta Analyst (@OptaAnalyst) March 31, 2025
Who walks the most?
Which players have the lowest top speed?
And who covers the least ground?
We have all the numbers for you here 👇
Na vertente dos jogadores mais rápido do campeonato inglês, Micky Van de Ven, central neerlandês do Tottenham, é o líder (37,1 km/h), mas o internacional português Matheus Nunes aparece logo a seguir, no segundo posto (36,7 km/h). A fechar o pódio de velocistas está Bryan Mbeumo, do Brentford (36,6 km/h).
Em sentido inverso, o atleta mais lento da Premier League também é luso e também veste as cores do Manchester City. Bernardo Silva lidera a lista de jogadores com velocidades máximas mais baixas (29,4 km/h). Craig Dawson (29,6 km/h), do Wolverhampton, e Mikel Merino (29,8 km/h), do Arsenal, e completam o pódio.
Há ainda outro português em destaque numa das listas divulgadas pela Opta, nomeadamente na que diz respeito à distância total percorrida esta época. Bruno Fernandes aparece na quarta posição, com 131,5 km, ficando apenas atrás de Youri Tielemans (139,3 km), Bruno Guimarães (139,9 km) e Tomás Soucek (140,8 km).
Nas restantes categorias, o destaque vai para Matheus Cunha (jogador que passa mais tempo a caminhar durante os jogos), com 77%; Anthony Elanga (que faz mais sprints por partida), com 1,17%; e Dejan Kulusevski, que corre mais quilómetros a cada 90 minutos (12,3 km). Nesta última categoria, Bernardo Silva surge na quarta posição, com 11,9 km.
Sugestão de vídeo: