João Pedro Sousa, treinador do Aves SAD - Fotografia: Aves SAD
João Pedro Sousa, treinador do Aves SAD - Fotografia: Aves SAD

João Pedro Sousa «sensibilizado pela insistência do Aves SAD»

Novo técnico dos avenses irá estrear-se no sábado, frente ao Estrela da Amadora, tendo sido apresentado hoje

Depois de já ter sido confirmada a sua chegada à Vila das Aves, João Pedro Sousa foi apresentado como novo treinador do Aves SAD, na tarde de quinta-feira. O clube nortenho será o terceiro do principal escalão do futebol português que o técnico de 54 anos irá orientar, depois de já ter comandado o Famalicão, por duas vezes, e o Boavista

«Quero começar por fazer uma referência a José Mota, alguém que considero muito, uma pessoa e um treinador que ficará na história deste clube e da Vila das Aves. Um abraço para ele», começou por referir o novo treinador. 

Em seguida, explicou que a abordagem do Aves SAD não é recente e que houve contactos anteriores que não se concretizaram. 

«Foi uma situação que já se colocou no passado algumas vezes, mas por um ou outro motivo nunca aconteceu. Deixou-me sensibilizado a insistência, no bom sentido, dos responsáveis do Aves SAD. Olhei sempre de forma positiva para esta oportunidade, de chegar a um clube recente e com um potencial muito grande». 

Sobre o grupo de trabalho que irá herdar, João Pedro Sousa admitiu que viu qualidade, mas também lacunas que precisam de ser resolvidas. Considera que há muito talento jovem e jogadores a estrearem-se neste nível competitivo, o que exige paciência e desenvolvimento. 

«Avaliei o plantel e vi potencial, ainda que precise de ser reforçado. É um plantel que tem muitos jovens, muitos jogadores novos no clube, outros a estrearem-se neste contexto competitivo. Precisamos de muito trabalho, mas isso faz parte do crescimento do clube. Estas dificuldades são normais. O mercado é cada vez mais difícil».  

Em relação à estreia oficial, marcada para a visita ao Estrela da Amadora, que também irá contar com novo treinador, o técnico reconheceu que o tempo de preparação foi curto, mas garantiu que o foco tem estado em incutir ideias e avaliar o que pode ser aproveitado do trabalho anterior. 

«O jogo ideal é difícil de encontrar. Os jogos são sempre muito competitivos e difíceis. Tendo em conta que chegámos recentemente, a semana foi muito curta. Foi uma semana de avaliação, tentar perceber as coisas dentro e fora de campo. Além disso, estamos a ver onde podemos criar problemas ao Estrela, que também tem a condicionante de até lá poder apresentar treinador novo e isso mudar algumas coisas». 

Com a apresentação oficial concluída e os primeiros treinos já orientados, João Pedro Sousa começa agora o trabalho no Aves SAD, preparando a deslocação ao terreno do Estrela da Amadora, onde procurará somar o primeiro triunfo desta nova etapa no comando dos avenses.