Líder do balneário dos tricolores convicto de que a equipa vai continuar a crescer e conquistará ainda mais pontos
Líder do balneário dos tricolores convicto de que a equipa vai continuar a crescer e conquistará ainda mais pontos

João Nuno: «Queremos fazer uma segunda volta melhor»

Treinador do Estrela da Amadora está satisfeito com o rendimento da equipa, mas assume que os objetivos passam por fazer ainda mais. Elogios ao Estoril e confiança num «excelente jogo». Kikas e mais 10 na receção aos canarinhos, garante

O fecho da 18.ª jornada da Liga está marcado para a noite desta segunda-feira (20h15), com o Estádio José Gomes, na Reboleira, a ser palco do duelo entre Estrela da Amadora e Estoril.

Olhando ao atual momento das equipas - os tricolores pontuam há três jogos consecutivos, os canarinhos conquistaram seis pontos nos últimos três desafios -, a partida promete ser de elevada qualidade e João Nuno apresentou, precisamente, essa visão. O treinador dos estrelistas deixa elogios aos estorilistas, mas garante que o seu grupo de trabalho está preparado para continuar a somar e a dar alegrias aos adeptos, com quem, de resto, continua a contar para serem o 12.º jogador.

«A energia que sentimos aqui no último jogo com o SC Braga foi incrível. Acho que estamos a chegar a algo que é muito importante, que é conquistarmos a bancada. Isso é um ponto muito importante da época. Temos de continuar, eles são muito importantes para nós. Esperamos um grande apoio amanhã, apesar da hora e de ser a uma segunda-feira. A equipa está confiante, a conseguir produzir boas exibições e a conquistar pontos», começou por dizer.

«Queremos fazer uma segunda volta melhor. O Estoril é uma excelente equipa, que joga bom futebol e que é positiva no jogo. Nós também estamos nesse caminho e espero um excelente jogo. Temos de ser mais consistentes defensivamente, permitir menos oportunidades aos adversários. Mas se tivermos de vencer por 4-2 ou 4-3 assino já. O importante é conseguirmos os três pontos e tentarmos ultrapassar o Estoril na classificação. É esse o nosso objetivo, olharmos para cima. Temos essa oportunidade em nossa casa e é nisso que estamos focados», assumiu, na conferência de Imprensa realizada ao início da tarde deste domingo.

O Estrela da Amadora terminou 2025 a empatar (0-0) na receção ao Moreirense e a vencer (3-2) na deslocação ao reduto do Famalicão, e começou 2026 com mais um ponto na sua caminhada, alcançado na Reboleira, diante do SC Braga (3-3). Este embate com os arsenalistas foi disputado a 3 de janeiro, pelo que já lá vão mais de duas semanas sem competição para a formação da Reboleira. Quando se está na mó de cima, por norma, deseja-se que as provas não sejam interrompidas, mas, ainda assim, João Nuno tirou apontamentos positivos desta paragem: «Esta pausa foi importante, deu para integrarmos alguns jogadores que estão a chegar e para continuarmos a consolidar o nosso processo. A equipa estava bem e quando assim é as pausas não vêm assim em tão boa hora. Mas foi importante e estamos preparados e confiantes para estarmos ao nosso melhor nível e ganharmos o jogo de amanhã.»

O mercado tem mexido para os lados da Amadora, com a saída de vários jogadores que não estavam a ser utilizados com regularidade, mas, e essencialmente, com duas vendas que entraram diretamente para a história do Estrela - Sidny Cabral (Benfica) e Oumar Ngom (Lecce) - pelo que o reforço do plantel tem está na ordem do dia. Para já, foram confirmados Onuoha (extremo, de 20 anos) e Kevin Jansson (médio, de 25 anos), mas o primeiro ainda não está convocado para a receção ao Estoril e o segundo mantém-se em dúvida, devido a um ligeiro problema físico.

João Nuno analisou todas estas movimentações e garantiu que Kikas vai ser titular diante dos canarinhos. O avançado, recorde-se, está muito perto de rumar ao Eupen (Bélgica), pelo que o jogo desta segunda-feira pode marcar a despedida do capitão. «O Onuha é um jogador que pode alinhar como avançado, mas é mais na ala, como extremo. É um jogador de potencial, que identificámos e que achamos que pode vir a dar frutos com o trabalho e com o seu desenvolvimento. Em relação ao Kikas, está convocado e vai jogar. O Kikas é jogador do Estrela, até agora não tenho nenhuma indicação em contrário, e, portanto, vai jogar e está preparado. Treinou muito bem, é um profissional enorme que está sempre focado no que está a fazer. O Onuha acabou de chegar, ainda está no seu processo, pelo que ainda não vai ser convocado. O Kevin Jansson está em dúvida. Só amanhã é que vamos tomar decisões. Ainda temos umas boas horas até ao jogo e vamos ter até amanhã.», salientou.

Ainda sobre esta janela de transferências, o reforço da convição do técnico: «Acredito que vamos ter um plantel tão equilibrado ou até melhor do que o que tínhamos até aqui. É nisso que estamos a trabalhar. Não está a acontecer nada do que eu não tivesse à espera, é o projeto do Estrela. Fizemos as duas maiores vendas da história do Estrela e temos de valorizar o que estamos a fazer. O Oumar [Ngom] era um jogador importante, não há como esconder isso, mas eu falei isso quando o Sidny [Cabral] saiu, que íamos a Famalicão para ganhar. E agora, igual. Confio em todos. Não vai jogar o Oumar, vai jogar outro. Temos soluções dentro de casa. O nosso trabalho é valorizar jogadores, ganhar jogos e colocar a equipa a render.»