ENP ocupa a última posição da tabela classificativa - Foto: ENP
ENP ocupa a última posição da tabela classificativa - Foto: ENP

No Chipre reside (talvez) a pior equipa da Europa... e tem ligação a Portugal

O Enosis Neon Paralimni soma apenas um ponto em 24 jornadas no campeonato e apresenta uma diferença de golos de -54. Carlos Fangueiro passou por lá em outubro e novembro

Já alguma vez pensou qual será a pior equipa da Europa? Se pensou, nós podemos ter a resposta. O Enosis Neon Paralimni pode muito bem tratar-se da pior equipa da Europa entre as primeiras divisões. A equipa soma apenas um ponto em 24 jornadas no campeonato do Chipre e apresenta uma diferença de golos de -54, números que o colocam no topo — ou no fundo — desta estatística pouco invejável.

Os números falam por si: cinco golos marcados, 59 sofridos e zero vitórias. O único ponto conquistado surgiu a 4 de outubro de 2025, num empate 1-1 no terreno do Olympiakos Nicosia. O Paralimni esteve em vantagem até aos 90+3 minutos, altura em que sofreu o empate. Foi o momento alto da época. Desde então, apenas derrotas.

A distância do emblema de Paralimni para o penúltimo classificado, o Ethnikos Achnas, é de 22 pontos — uma diferença que, nesta fase, já parece pertencer a outro campeonato. Nem a mudança de ano trouxe melhorias: após 1 de janeiro, a equipa marcou apenas um golo em nove partidas.

E há uma ligação a Portugal aqui pelo meio... ainda que curta. Isto porque, em outubro e novembro, o clube cipriota foi treinado pelo português Carlos Fangueiro - atual técnico do Leixões - que por lá esteve durante... três jogos. Fangueiro até deu à equipa uma das duas vitórias que tem esta temporada, ambas para a Taça, - no encontro frente ao Chalkanoras Idaliou (2-0), da segunda divisão -, mas a experiência não durou muito tempo.

Carlos Fangueiro, ex-treinador do Leixões e Paços de Ferreira, ruma ao Chipre
Carlos Fangueiro, treinador do Leixões

Ainda assim, o clube cipriota não está sozinho nesta estatística pouco invejável. O Shkupi, na Macedónia do Norte, também soma apenas um ponto, embora com menos três jogos disputados e uma diferença de golos semelhante (12-65). Já o Esperanca FC, de Andorra, e o Ararat Yerevan, da Arménia, ainda não venceram qualquer encontro esta temporada, mas conseguiram amealhar quatro e três pontos, respetivamente, graças a alguns empates.

Quanto ao Paralimni, segue-se um duelo caseiro com o Aris Limassol, a 8 de março, na penúltima jornada da fase regular. O play-out aproxima-se, embora, no caso da equipa treinada por Bojan Markoski, a classificação já não dependa de grandes contas. Quando se soma um ponto em 24 jornadas, as contas acabam por ser simples.