«João Félix escolheu um campeonato muito mais forte do que o português»
Jorge Jesus esteve na gala Portugal Football Globes esta terça-feira, onde falou do seu foco no projeto do Al Nassr, comentando a contratação de João Félix no verão, após o Benfica ter tentado o regresso do jogador que formou e que viu sair em 2019.
«O João é um grande jogador. Neste interregno da carreira dele, quem acreditou nele e o queria muito era o Lage, no Benfica, e depois fui eu. Acreditei que o futebol dele voltaria a ser o que era. Ele é um jogador cheio de talento e acho que escolheu o melhor campeonato. Foi em Portugal que ficou conhecido no futebol, mas neste momento o futebol saudita dá para 150 países, a nossa liga. Portanto, acho que ele escolheu um campeonato muito mais forte e muito mais competitivo do que o campeonato português.»
O técnico também abordou os benefícios da ligação entre Félix e Ronaldo, tanto para o Al Nassr como para Portugal: «Roberto Martínez está a ser inteligente. Logo no primeiro jogo, pô-los a jogar os dois, como faz com outros elementos de outros clubes. As seleções vivem muito dos clubes onde os jogadores estão. E os selecionadores não têm muito tempo para trabalhar esses jogadores. E aproveitam o trabalho que os clubes têm, neste caso com o Cris e o João.»
Jesus comentou também a ligação que já forjou com Cristiano Ronaldo: «Ele é um jogador à parte em tudo, à parte desportivamente e à parte como homem, com uma inteligência fora do futebol. Só estando com ele é que a gente conhece quem é ele.»
«Neste momento estou superconcentrado no meu projeto no Al Nassr, onde estou porque o José Semedo [diretor técnico] e o Cristiano me deram este desafio e agora é só nisto que eu penso», reiterou, afastando a ideia de ingressar na Seleção.
«Rui Costa conhece o Benfica melhor do que eu»
Jorge Jesus trabalhou durante muitos anos com Luís Filipe Vieira no Benfica, mas não quis apontar eventuais favoritos à vitória nas eleições do clube, a 25 de outubro (ou eventualmente na segunda volta, a 8 de novembro).
«Há vários candidatos e ele [Luís Filipe Vieira] acha que tem capacidade. E pelo trabalho que desenvolveu ao longo dos anos, pode ser uma possibilidade para voltar a ser presidente. De resto não estou a par, não consigo sentir favoritos. O Frederico Varandas está a fazer um trabalho espetacular, modificou completamente o Sporting, não só em títulos, em tudo. O André Villas-Boas, o primeiro ano é sempre um ano difícil, mas ele mostrou neste segundo ano a equipa forte que está a fazer. Luís Filipe Vieira esteve 22 anos no Benfica, já é outra qualidade no sentido de já conhecer o processo. Mas não sei se isso lhe dá vantagem.»
Por fim, JJ recusou dar algum conselho a Rui Costa: «Ele conhece o Benfica melhor do que eu. É um benfiquista de coração, portanto, não posso dar indicações melhores ao Rui, em relação ao Benfica, do que aquelas que ele sente no coração e que ele sabe perfeitamente.»