João Almeida sem oportunidade de recuperar atraso na Volta à Suíça
João Almeida concluiu a segunda etapa da Volta à Suíça integrado no pelotão, com o mesmo tempo do vencedor, o italiano Vicenzo Albanese, que se impôs ao sprint num trio que se destacou à cabeça do grande grupo.
Numa fase final de etapa com o relevo em perfil ascendente, Albanese (EF Education-EasyPost) bateu diretamente Fabio Christen (Q36.5 Pro Cycling) e Lewis Askey (Groupama-FDJ), que ocuparam as posições seguintes, respetivamente.
«Para mim, é uma vitória muito importante, a minha primeira no WorldTour, por isso estou muito satisfeito e agradeço a toda a minha equipa, que fez um trabalho fantástico, do início ao fim da etapa», declarou Vicenzo Albanese após a corrida.
Depois de um primeiro dia negativo para as pretensões à vitória na corrida helvética, em que perdeu mais de dois minutos para o vencedor da etapa e mais de dois para Ben O’Connor, um dos apontados adversários pela camisola amarela, João Almeida teve uma jornada tranquila, permanecendo no conforto do pelotão durante os 177 quilómetros entre Aarau e Schwarzsee.
O português líder da UAE Emirates ocupa a 29.ª posição da classificação geral (desceu quatro posições), a 3.23 minutos do primeiro, o francês Romain Grégoire (Groupama-FDJ), vencedor da tirada inaugural, que também terminou a segunda etapa no pelotão e ainda ganhou um segundo de bonificação num sprint intermédio.
A etapa, sem grandes incidências, foi dominada por uma longa fuga de três corredores, Silvan Dillier (Alpecin-Deceuninck), Jonas Rutsch (Intermarché-Wanty) e Mauro Schmid (Jayco AlUla), com este último, derradeiro resistente, a ser alcançado pelo pelotão a 13 quilómetros da meta.
António Morgado (UAE Emirates) foi o português mais bem classificado na 2.ª etapa, na 19.ª posição, com o mesmo tempo do vencedor, e está no 66.º lugar da geral, a 10.24 da camisola amarela.
Nelson Oliveira (Movistar) perdeu mais 3.13 minutos e ocupa a 106.ª posição, a 14.39 de Romain Grégoire, e por último, Rui Costa (EF Education) terminou o dia em 129.º (+8.12 m) e está no posto 120 da geral (+19.38 m).
Na terça-feira, a terceira etapa, entre Aarau e Heiden (195,6 km), tem últimos 40 quilómetros montanhosos, incluindo duas contagens de 2.ª e 3.ª categorias e uma subida de 3,4 km a 5,3% de inclinação média com final coincidente com a meta. Cenário que poderá proporcionar a João Almeida, e aos demais homens da geral que se atrasaram no primeiro dia, a oportunidade de recuperar algum tempo.