Jorge Jesus e Sérgio Conceição em 2015: - Foto: A BOLA
Jorge Jesus e Sérgio Conceição em 2015: - Foto: A BOLA

Jesus e Conceição: da amizade de décadas a um «episódio parvo» que tudo mudou

De treinador e jogador a colegas de profissão, dois dos técnicos portugueses mais bem-sucedidos última década defrontam-se nos oitavos de final da Taça da Arábia Saudita, quase quatro anos depois do último confronto. A relação de outrora já não é a mesma

Jorge Jesus e Sérgio Conceição defrontam-se a partir das 18h. Esta podia ser a premissa de um clássico português disputado entre 2017 e 2021, mas, pela primeira vez na história é o ponto de partida para um duelo fora de Portugal entre os dois técnicos.

O Al Nassr, treinado por Jesus, recebe o Al Ittihad, de Conceição, a partir das 18h, num duelo a contar para os oitavos de final da Taça do Rei, na Arábia Saudita, no 20.º encontro entre os dois técnicos, que trabalharam juntos há 30 anos.

De Felgueiras ao Dragão

Os destinos de Jorge Jesus e Sérgio Conceição cruzaram-se em 1995. O técnico então com 41 anos recebeu o extremo de 21 por empréstimo do FC Porto no Felgueiras, na antecâmara da estreia do clube na Liga. O futuro internacional luso pegou de estaca no corredor direito e rubricou quarto golos e duas assistências em 32 jogos, antes de se afirmar nos dragões, na época seguinte.

As personalidades fortes de ambos tornaram choques pontuais inevitáveis, mas não evitaram que fosse cunhada uma relação de amizade que permaneceu quando Sérgio Conceição pendurou as botas em 2010 e iniciou a carreira de treinador principal, dois anos depois, em Olhão.

Isidoro Sousa, à data presidente do Olhanense, revelou anos depois que pediu conselhos a Jorge Jesus, antigo jogador do clube, que recomendou a contratação do antigo comandado. Sérgio Conceição iniciou a carreira de treinador principal no Sul do país e no primeiro encontro com Jorge Jesus... empatou.

Sérgio Conceição como treinador do Olhanense (A BOLA)

Olhanense e Benfica não saíram do nulo a 23 de março de 2012 e as águias disseram praticamente adeus ao título. Quando Sérgio Conceição assumiu o comando técnico do FC Porto, no verão de 2017, tinha roubado pontos ou eliminado Jorge Jesus por quatro ocasiões em dez partidas disputadas entre os dois.

Apesar dos deslizes provocados pelo antigo extremo, Jorge Jesus não escondeu a satisfação quando Conceição foi contratado pelo FC Porto: «Não escondo nada em relação à amizade que tenho com o Sérgio Conceição. Somos muito amigos e portanto estou extremamente feliz por ele estar no FC Porto porque foi meu jogador.»

A amizade sobreviveu a clássicos escaldantes que equilibram o registo entre Jesus e Conceição. O técnico de 71 anos parte para o duelo desta tarde com sete vitórias, mais uma que o atual treinador do Al Ittihad. Seis encontros entre os dois timoneiros acabaram empatados, mas em dois deles, um saiu mais contente do que o outro.

Jorge Jesus a cumprimentar Sérgio Conceição, após um Sporting-FC Porto, em Alvalade (Foto: D.R.)

Jorge Jesus venceu nos penáltis em janeiro e abril de 2018, a caminho das finais da Taça da Liga e de Portugal, ao serviço do Sporting. O atual treinador do Al Nassr levou a melhor sobre Conceição em competições a eliminar em três ocasiões, mas bebeu do mesmo veneno nos últimos encontros entre os dois.

Do regresso a Portugal ao momento de tensão

No primeiro encontro entre os dois desde o regresso de Jesus ao Benfica, em 2020, o FC Porto triunfou por 2-0 e conquistou a superaça, a 23 de dezembro. As duas equipas voltaram a defrontar-se três semanas depois num duelo que colocou em causa uma amizade de décadas.

FC Porto e Benfica empataram 1-1, a 15 de janeiro de 2021, num duelo bem disputado, mas manchado por uma discussão entre os dois técnicos no final da partida. Um encontro fortuito entre entrevistas rápidas que escalou rapidamente para uma intensa troca de palavras, que contrastava com cumprimentos amigáveis característicos de clássicos anteriores.

Sérgio Conceição estava particularmente exaltado, mas na zona de entrevistas rápidas desvalizou o episódio: «São conversas do futebol mas está tudo bem, é isso». Jorge Jesus, na conferência de imprensa adotou a mesma postura, mas destacou a relação próxima que mantinham: «Falo muitas vezes com ele e no final também mas fica obviamente entre nós. De resto não interessa, são conversas minhas com o Sérgio.»

O episódio parecia pontual, mas, segundo Jorge Jesus, arrefeceu uma relação outrora próxima entre os dois. «Sempre tive boa relação, mas nunca mais falei com ele. Custou-me. Era um relação forte, para além do futebol, mesmo de grandes amigos e custou-me naquele dia. Até hoje nunca mais falei com ele», admitiu o técnico em entrevista ao Canal 11, em 2022.

O lamento de Jorge Jesus surgiu meses depois de ter sido despedido do comando técnico do Benfica na sequência de uma derrota por 0-3 contra... o FC Porto de Sérgio Conceição. A derrota no Estádio do Dragão nos oitavos de final da Taça de Portugal, a 23 de dezembro de 2021 foi o último duelo disputado entre os dois nos últimos quatro anos.

Jorge Jesus, em nova entrevista à mesma fonte já este ano, revelou que a relação manteve-se fria, mesmo após ambos os técnicos abandonarem Portugal: «Eu tinha uma relação quase familiar com o Sérgio, mas tivemos um episódio parvo, que acontece entre treinadores, sobretudo no fim do jogo, e nunca mais reatámos a relação. Hoje vejo as coisas de forma diferente e tenho pena.»

O 20.º duelo entre os dois marca uma nova página num livro de amizade, tensão e... silêncio.