Jaime Faria não vence no quadro principal de um ATP desde fevereiro. FPT
Jaime Faria Fotografia FPT

Jaime Faria afastado do US Open

Português sentiu demasiadas dificuldades contra o espanhol Jaume Munar na estreia em Flushing Meadows

Lucky loser da última ronda do qualifying do Open dos Estados Unidos, Jaime Faria (118.º do ranking ATP), 22 anos, não viveu certamente a estreia que ambicionava em Flushing Meadows ao perder, esta segunda-feira, frente ao espanhol Jaume Munar (44.º) por 3-1, com parciais de 6-0, 6-3, 5-7 e 6-2.

Faria, que com a presença no último Major da temporada já disputou todos quatro grand slams do circuito, tornando-se apenas no décimo português a consegui-lo, mas com a curiosidade de ter sempre garantido o apuramento na temporada em que se candidatou a cada um, começou mal o confronto frente a Munar, de 28 anos.

Adversário que derrotara (2-1) em fevereiro, nos oitavos de final do ATP 500 do Rio de Janeiro, onde, curiosamente, também chegara ao quadro principal como lucky loser, e assim acabou por integrar pela primeira o top 100 do ranking (87.º).

Porém, desta feita só conseguiu 5 pontos no set inaugural e no segundo voltou a ser batido por pesados 6-3. Jaume conquistou 74 pontos a partir do serviço (71% no primeiro serviço) contra apenas 48 do português (63%) e levou ainda esmagadora vantagem nos erros não forçados: 17-57. Números que nem o 5-7 do terceiro set conseguiu reverter já que no último Jaime voltou a estar desastrado.

Esta terça-feira é a vez de entrar em ação o número um nacional Nuno Borges (41.º), que irá medir força face ao americano Brandon Holt (110.º), e tentar reverter a série de maus resultados, em que conta apenas com uma vitória nos últimos seis jogos e já por duas ocasiões viu-se eliminado logo na ronda inaugural.  

Que segue em frente em Nova Iorque, onde já venceu o torneio em quatro ocasiões é o sérvio Novak Djokiv (7.º) que superou o americano Learner Tien (50.º) por 6-1, 7-6 (7-3) e 6-2 em 2.25h.