Palco do Masters de Xangai
Palco do Masters de Xangai - Foto: IMAGO

Inúmeras desistências em Xangai podem mudar regras do circuito ATP

O número excessivo de interrupções de partida devido ao calor e humidade pode alterar o regulamento

Jannik Sinner foi o nome mais mediático a desitir do torneio em Xangai.

Mas, também Casper Ruud, Tomas Machac, David Goffin, Terence Atmane, Hamad Medjedovic e Yibing Wu não conseguiram resistir às condições difíceis em que se disputa o torneio Masters de Xangai e desistiram nas primeiras rondas.

O organismo que gere o ténis masculino (ATP) poderá considerar a adoção de uma regra oficial sobre o calor, depois de uma série de desistências ter perturbado o quadro principal da competição.

Desistências e 'time-outs' médicos em série

São casos atrás de casos de jogos que têm de ser interrompidos devido às altas temperaturas e à humidade excessiva. Vários têm mesmo de abandonar em definitivo o court.

«É igual para todos, mas é brutal quando a humidade é de 80% dia após dia. Especialmente para aqueles que jogam de manhã, o sol torna tudo ainda pior. Para mim, biologicamente, é ainda mais difícil gerir estas coisas», disse Novak Djokovic.

A temperatura em vários jogos rondou os 30 graus Celsius durante as primeiras rondas, com a humidade a ultrapassar por vezes os 80%.

A necessidade de uma regra oficial da ATP sobre o calor surgiu em agosto, em Cincinnati, quando Arthur Rinderknech colapsou em campo durante um jogo disputado em condições de calor intenso, antes de desistir contra Felix Auger-Aliassime.

ATP pretende rever o regulamento atual

De acordo com o regulamento da ATP, as decisões relativas à suspensão do jogo devido a condições meteorológicas desfavoráveis – incluindo calor extremo – pertencem a um supervisor da ATP presente no torneio, que coordena as equipas médicas no local, bem como as autoridades locais.

Em paralelo, a equipa de Serviços Médicos da ATP implementa várias medidas em caso de calor extremo, para proteger a saúde dos jogadores durante a competição.

No entanto, o organismo dirigente declarou estar aberto a mudanças: «Este aspeto permanece em revisão, e medidas adicionais, incluindo a implementação de uma política oficial sobre o calor, estão atualmente a ser avaliadas em consulta com os jogadores, torneios e especialistas médicos. A segurança dos jogadores continua a ser uma prioridade absoluta para a ATP».

Vários desportos profissionais, incluindo o futebol, a Fórmula 1 e o ciclismo, implementaram políticas oficiais para lidar com condições meteorológicas extremas.

A ATP não precisa de procurar um enquadramento fora do ténis, dado que os torneios do Grand Slam e o circuito WTA introduziram oficialmente regras que permitem pausas prolongadas e a suspensão de jogos.

Uma alteração dos regulamentos pode estar para breve.