Rui Moreira (foto: FIBV)
Rui Moreira (foto: FIBV)

Adeptos e sócios fazem abaixo-assinado para despedir ex-treinador do Benfica

O técnico Rui Moreira, que foi o primeiro estrangeiro a orientar o Praia na Superliga brasileira, está debaixo de fogo por causa da falta de resultados

A continuidade do técnico português Rui Moreira no comando do Praia Clube está a ser contestada por adeptos e sócios, que criaram um abaixo-assinado a exigir a sua saída. Na base da contestação está a quinta derrota consecutiva frente ao rival Minas e uma época sem a conquista de títulos.

Praia Clube tem o maior investimento da temporada no Brasil e não conseguiu nenhum título. Foi prata no Campeonato Mineiro, prata na Copa Brasília, quarto lugar no Mundial de Clubes e também na Copa Brasil.

O técnico de 39 anos passou duas temporadas no Benfica e deveolveu ao clube daságuias o título de campeão nacional 50 anos depois, tendo saído no final da última temporada e sendo substituído, curiosamente, por um brasileiro, Henrique Furtado.

Rui Moreira, que é casado com a antiga jogadora brasileira, Clarisse Peixoto, que jogou no Fluminense, Osasco, Pinheiros e São Caetano e encerrou a carreira no FC Porto, em 2023, quando foi treinada por Moreira, foi o primeiro técnico estrangeiro do emblema brasileiro.

Quando rumou ao Brasil, de forma algo surpreendente, despediu-se das águias com uma mensagem de orgulho. «Cheguei com opiniões divididas, mas em silêncio deixei o trabalho e os resultados fazerem barulho. Hoje, encerro um ciclo de duas épocas, com o sentimento de missão cumprida, e com história feita. Cumpro um sonho de criança, e saio depois de deixar o Museu do clube mais rico», escreveu nas redes sociais.

Agora, a sua presença no campeonato brasileiro está a ferro e fogo e o documento conta com várias centenas de assinaturas. Nas redes sociais cresce o descontentamento com o técnico português e apesar de já ter acordo verbal para a próxima temporada a sua continuidade pode estar em risco.