Bombeiros combatem incêndio. Foto: LUSA/FILIPE AMORIM
Bombeiros combatem incêndio. Foto: LUSA/FILIPE AMORIM

Incêndio cerca aldeia histórica do Piódão, em Arganil

Chamas combatidas por 356 bombeiros, 103 viaturas terrestres e cinco aeronaves  

Um incêndio deflagrou, na madrugada desta quarta-feira, à beira da aldeia de xisto do Piódão, concelho de Arganil. Às 10 horas, as chamas, que cercaram a aldeia, estavam a ser combatidas por 356 bombeiros, 103 viaturas terrestres e cinco aeronaves. 

«A coisa parece que já está mais serena», disse o presidente da Junta de Freguesia do Piódão, José Conceição Lopes, ao Público, acrescentando que os bombeiros «conseguiram chegar à aldeia antes de os caminhos ficarem cortados».

Sente-se vento forte no local e há duas frentes ativas, o que preocupa o autarca: «O que me preocupa mais é se se juntam as duas.» 

A maior parte da população encontra-se na praça central. A Guarda Nacional Republicana (GNR) aconselhou alguns idosos e pessoas com mobilidade reduzida a irem para a zona da Igreja. A Câmara Municipal de Arganil ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, considerando que a situação tenderá a «agravar-se» nas próximas horas. A SIC Notícia acrescenta que as aldeias de Foz d’Égua e Chãs d’Égua foram evacuadas. 

Trovoada origina reacendimento no incêndio de Trancoso 

O incêndio de Trancoso continua a preocupar. A trovoada que atingiu o distrito da Guarda durante esta madrugada provocou um reacendimento. Às 8.30 horas estavam no terreno 529 bombeiros, 170 veículos e duas aeronaves. É o incêndio que está a mobilizar mais meios.  

Trânsito cortado em Viseu 

O trânsito foi cortado esta manhã na Estrada Nacional 323, entre as localidades de Távora e Granjinha, no distrito de Viseu, devido a incêndios rurais na região, segundo adiantou a GNR. As chamam continuam a deflagrar em Tabuaço. O fogo começou no domingo. Pelas 10.15 horas, estavam no local 303 operacionais, apoiados por 96 meios terrestres e duas aeronaves. 

Sugestão de vídeo: