IMAGO - Foto: IMAGO

Hjulmand vê do banco a vitória da Dinamarca; Itália goleia

No Grupo H de apuramento para o Euro-2024, a Dinamarca, sem o lateral do Benfica Alexander Bah, lesionado, e com o médio do Sporting Morten Hjulmand sem sair do banco, conseguiu vitória importantíssima, em casa, frente ao Cazaquistão. Com Christian Eriksen como maestro, como nos tem vindo a habituar na Premier League, nesta fase ao lado de Bruno Fernandes no Manchester United, a formação nórdica foi dominando o jogo, vencendo por 3-1, mas a construir oportunidades que poderiam ter acabado com um resultado mais desnivelado ainda.

A Dinamarca entrou pronta a empurrar o Cazaquistão para junto da sua área e nos primeiros minutos foi construindo alguns lances, mas sem conseguir ter uma oportunidade clara de golo. Quando já se sentia alguma ansiedade, Joachim Andersen subiu pelo flanco direito a fez assistência para Jonas Wind marcar o primeiro do jogo (36’).

Estava feito o mais difícil e com a Dinamarca em vantagem e bem mais confortável, começou o recital de Eriksen, ora a explorar as costas da defesa, hora com passes com tanta simplicidade como acerto e a explorar o que de melhor o companheiro de equipa também no Manchester United, Rasmus Hojlund, consegue dar ao jogo.

E foi precisamente Hojlund que nos últimos instantes da primeira parte soube segurar a bola e oferecer o golo a Skov.

Estava praticamente garantida a vitória, que o Cazaquistão nunca mostrou ter capacidade para ultrapassar o meio-campo da Dinamarca, muito menos chegar com perigo à baliza defendida por Kasper Schmeichel.

Mesmo assim, continuava Eriksen a alimentar os seus companheiros da frente, em busca do terceiro golo, que viria a aparecer com naturalidade logo aos 48 minutos, com o médio do Manchester United a fazer a assistência para o bis de Skov.

Só aí se sentiu que a Dinamarca estava já satisfeita, certa de que a vitória não lhe iria escapar e como terça-feira há jogo em San Marino, foi evidente a gestão de esforço, por muito que o próximo adversário seja muito débil e não tenha ainda conseguido somar qualquer ponto.

Desta forma conseguiu o Cazaquistão reduzir para 1-3, com golo de Vorogovskiy. Depois houve algumas ameaças da equipa visitante, mas com mestria soube a Dinamarca conservar a vantagem.

Sporar assiste e Eslovénia está perto 

A Eslovénia não desarma e segue a par da Dinamarca com os mesmo 16 pontos conquistados. Neste sábado tinha dos jogos mais complicados nesta fase decisiva da competição, frente à Islândia, mas foi irrepreensível a equipa comandada por Matjaz Kek, que venceu por 3-0 e mostrou sempre uma superioridade clara sobre um dos principais adversários na corrido ao Euro-2024.

A noite foi de  Benjamin Sesko, que logo aos 16 minutos marcou o primeiro golo, de penálti, e aos 28 bisou, aproveitando assistência do antigo avançado do Sporting Andraz Sporar a fazer a assistência. A fechar as contas, Janza assinou o terceiro tento da Eslovénia, que na terça-feira joga na Irlanda do Norte muito do seu destino.

No outro jogo do Grupo H, duelo entre duas equipas sem qualquer esperança de apuramento. Mesmo assim, a Irlanda do Norte venceu por 3-0, deixando claro que San Marino foi mais frágil neste jogo e também está destinado a ser último classificado.

Entrada fortíssima da Irlanda do Norte, que a ser empurrada pelos seus adeptos ganhou vantagem de dois golos em apenas 11 minutos. Primeiro marcou Paul Smyth (5’) e depois foi Josh Magennis a ampliar a vantagem (11’).

Aos 34 minutos ainda se celebrou o segundo de Paul Smyth, mas o VAR_calou a festa por o avançado ter partido de posição irregular.

O 3-0 viria a surgir aos 81 minutos, por Conor McMenamin, vantagem que se justifica.

Itália ganha e resiste a polémicas

Era altíssima a pressão de Itália, que entrava em campo sabendo que acabara de ser ultrapassada pela Ucrânia neste Grupo C e nos dias anteriores viveu momentos de tensão, com jogadores a abandonarem o estágio acompanhados pela polícia (Tonali e Zaniolo) devido ao caso das apostas.

Mesmo assim, ninguém poderia esperar que em Bari houvesse surpresa, que a débil Malta pudesse sequer colocar em causa a superioridade italiana. E foi precisamente o que aconteceu, com o triunfo por 4-0, sem sobressaltos, com segurança máxima. A vitória começou a ser construída aos 22 minutos com golo de Bonaventura (vive grande momento), Berardi bisou de seguida (45+1’ e 63’) e Frattesi fechou as contas (90+4’).

Hungria cada vez mais perto

Estava completamente cheia a Puskás Arena para um jogo que era fundamental para a Hungria, que não falhou, resistiu ao futebol mais técnico da Sérvia e com os três pontos conquistados (vitória por 2-1) isola-se no comando do Grupo G e fica a necessitar de apenas três pontos para se qualificar para a fase final do Euro-2024... ou pode até chegar à Alemanha sem jogar, bastando que na terça-feira a Sérvia vença em casa Montenegro. Varga marcou o primeiro do jogo para a Hungria (20’), Pavlovic ainda empatou (30’) ao responder a assistência de Zivkovic, antigo jogador do Benfica, e aos 33 minutos estava fechado o marcador, com tento de Sallai. No outro jogo do dia a Bulgária foi derrotada em casa pela Lituânia (0-2).

O filme do dia

GRUPO C

Resumo do dia: Itália e Ucrânia vencem os respetivos jogos e passam a somar 10 pontos, a 3 da Inglaterra, que lidera o grupo. Malta já estava eliminada, enquanto que a Macedónia do Norte atrasou-se ao perder com a equipa de Trubin.

90+3'Frattesi! 4-0 para a Itália!

64' Bis de Berardi e 3-0 para a Itália!

45+1' Domenico Berardi faz o 2-0 para a Itália, em período de compensação.

23' Bonaventura dá vantagem à Itália (1-0). Belo golo!

GRUPO G

Resumo do dia: Hungria isola-se na liderança, agora com 13 pontos, mais 3 do que a Sérvia, que derrotou neste sábado. Montenegro, que não jogou neste sábado, tem 8 pontos, enquanto que a Lituânia passa a somar 5, ao vencer na Bulgária, que fica com a última posição, com 2 pontos.

34' Resposta imediata! Sallai dá nova vantagem à Hungria! Que golaço! 2-1!

33' Pavlovic restabelece a igualdade, com assistência do ex-benfiquista Zivkovic (1-1)

19' Barnabás Varga marca! 1-0 para a Hungria!

GRUPO H

Resumo do dia: Dinamarca e Eslovénia afastam-se: têm agora 16 pontos, mais 4 do que Cazaquistão e Finlândia, que derrotaram neste sábado. A Irlanda do Norte venceu San Marino, mas já não tem possibilidades de terminar nos dois primeiros lugares.

58' Reduz o Cazaquistão! Golo de Vorogovskiy (3-1)

48' Bis de Skov! Passe de Eriksen e 3-0 para a Dinamarca!

45+2' Skov aumenta a vantagem! 2-0 para a Dinamarca!

36' Wind dá vantagem à Dinamarca! 1-0!

A Dinamarca não conta com o benfiquista Alexander Bah, lesionado, e Morten Hjulmand começa no banco de suplentes.