Histórico finlandês desce de divisão e adolescente incendeia estádio
Um adolescente confessou ter ateado um incêndio que destruiu uma bancada do estádio do FC Haka, histórico finlandês que desceu de divisão.
Três menores, todos com menos de 15 anos, estavam no recinto quando o incêndio começou e, em comunicado, a polícia local confirmou que um dos jovens admitiu ter ateado fogo a um objeto, o que provocou o incêndio e, consequentemente, a destruição de uma bancada do estádio Tehtaan kenttä.
O caso está a ser investigado, mas, de acordo com a imprensa finlandesa, é improvável que resulte num processo criminal, já que os suspeitos são menores de idade e não são criminalmente responsáveis perante a lei do país. Ainda assim, não significa que fiquem isentos de responsabilidade pelos danos causados, explicou a polícia.
O fogo causou danos significativos, destruindo completamente uma bancada. As chamas alastraram ainda para o sintético. De acordo com Marko Laaksonen, presidente do FC Haka, os custos dos danos ainda não foram avaliados, mas serão avultados. O emblema finlandês informou ter recebido muitas mensagens de apoio e coragem.
«O FC Haka promete fazer tudo o que estiver ao seu alcance nesta situação difícil. A destruição da bancada é um grande golpe para toda a comunidade. O incêndio tornou o campo parcialmente inutilizável. Recebemos muitas mensagens em como podiam apoiar o clube. Para tornar isso possível, o FC Haka criou uma nova associação, a End Stand», podia ler-se, em comunicado. Como medida para compensar as perdas, o clube criou uma comunidade de adeptos que oferece diversos benefícios mediante o pagamento de uma taxa única de adesão. Entre os incentivos, o FC Haka realizará um sorteio de camisolas e garantiu doações de equipamentos usados por Joel Pohjanpalo e Jesse Joronen, jogadores da seleção finlandesa.
O incidente aconteceu depois do FC Haka ter sido despromovido para o segundo escalão do futebol finlandês. O FC Haka é um dos clubes mais importantes da Finlândia, tendo conquistado nove campeonatos e 12 taças desde a sua fundação, em 1934. A sua era dourada foi na década de 1980, quando disputou a Liga dos Campeões por quatro vezes. A cidade de Valkeakoski tem apenas 20 mil habitantes, o que permite uma forte ligação ao clube.