Tim Krul defendeu duas grandes penalidades no Mundial 2014 pelos Países Baixos
Tim Krul defendeu duas grandes penalidades no Mundial 2014 pelos Países Baixos

Herói improvável dos Países Baixos no Mundial 2014 termina a carreira

Tim Krul decidiu pendurar as luvas após 20 anos enquanto guarda-redes profissional e o destaque vai para as grandes penalidades frente à Costa Rica

20 anos depois de ter deixado o seu país - fez a formação no ADO Den Haag - para começar a sua carreira profissional em Inglaterra, no Newcastle, Tim Krul despediu-se oficialmente dos relvados, aos 37 anos. O guarda-redes neerlandês deixou uma longa e emotiva mensagem nas redes sociais, esta terça-feira, mostrando-se orgulhoso pelo percurso que teve no mundo do futebol e mostrando-se entusiasmado pelo próximo passo da sua vida.

«Ao pendurar as luvas após 20 anos incríveis como jogador profissional de futebol, quero aproveitar este momento para refletir sobre a minha trajetória. Desde que entrei para o Newcastle aos 17 anos até representar os Países Baixos no cenário internacional. Eu realmente vivi o sonho que tinha quando era criança. Cada partida, cada treino e cada momento de altos e baixos me moldaram para ser quem sou hoje. Obrigado aos clubes, treinadores, colegas de equipa, à minha linda família e, acima de tudo, a vocês, adeptos, pelo apoio ao longo da minha carreira. Estou entusiasmado com o próximo capítulo e vou sempre guardar com carinho as memórias criadas em campo. Um brinde a novas aventuras fora do campo! Obrigado, Tim Krul», escreveu, partilhando também alguns desses momentos.

Nesses momentos, Krul começou por recordar o seu primeiro jogo enquanto profissional, seguido de algumas das suas melhores defesas pelo Newcastle, a estreia internacional pelos Países Baixos e, como não poderia faltar, possivelmente o momento mais importante da sua carreira: a exibição nos quartos de final do Mundial 2014. Depois de um empate a zero, que durou até ao prolongamento, a decisão foi para as grandes penalidades e Ronald Koeman surpreendeu ao usar a sua última e terceira substituição aos 119 minutos para trocar de... guarda-redes.

Jasper Cillessen foi substituído por Tim Krul no Mundial 2014 - Foto: Imago

Saiu o titular indiscutível Jasper Cillessen, que tinha cumprido todos os minutos do torneio até então - vitórias à Espanha (5-1), Austrália (3-2), Chile (2-0) e México (2-1) -, mas cedeu o seu lugar na baliza ao compatriota para os pontapés de penálti. Tim Krul é especialista neste aspeto do jogo e não desiludiu a sua nação: defendeu os penáltis de Bryan Ruiz, ex-Sporting, e o final de Michael Umaña, e garantiu a presença dos Países Baixos nas meias-finais.

Aí, os neerlandeses foram novamente para a decisão de penáltis com a Argentina, após mais um nulo, mas Koeman esgotou as alterações aos 96 minutos, no prolongamento, e Tim Krul não pode entrar para o lugar de Cilessen, que não conseguiu defender qualquer penálti e os argentinos passaram à final, por 4-2 (Vlaar e Sneijder falharam). Na final, Messi e companhia perderam com a Alemanha - golo de Gotze no prolongamento -, enquanto os Países Baixos venceram o Brasil, por 3-0, com Cillessen na baliza. Tim Krul só esteve em campo durante um minuto de jogo, mais os penáltis com a Costa Rica, mas foi decisivo para a equipa conseguir a medalha de bronze.

Ao todo, Krul somou 15 internacionalizações pelo seu país, embora menos de metade em jogos oficiais e não particulares, mas teve uma carreira de respeito. Outro ponto alto da sua carreira internacional foi a conquista do Euro sub-21 em 2007, enquanto pelo clube venceu três vezes o Championship, duas pelo Norwich (2018/19 e 2020/21) e uma pelo Newcastle (2009/10) e ainda foi eleito o melhor jogador da Premier League em 2011/12, pelos magpies. Ainda passou por Falkirk (Escócia), Carlisle United (Inglaterra), Ajax e AZ Alkmaar (Países Baixos), Brighton e Luton (Inglaterra), este último no qual terminou a carreira após duas temporadas como suplente. O seu último jogo foi mesmo a 27 de fevereiro de 2024, goleada sofrida diante do Manchester City (2-6) para a Taça de Inglaterra.