John Amaechi jogou na NBA até 2003
John Amaechi jogou na NBA até 2003 - Foto: IMAGO

«Há muitos gays na NBA», diz o primeiro jogador a assumir homossexualidade

John Amaechi fala de preconceitos na liga norte-americana de basquetebol e revela que uma vez conheceu um árbitro num bar gay

John Amaechi, primeiro jogador na NBA a assumir publicamente a sua homossexualidade, publicou recentemente o terceiro livro — Não é magia: as capacidades comuns de líderes excecionais — e em entrevista ao Hoopshype recordou o passado vivido na liga norte-americana de basquetebol.

«Se o meu objetivo era ajudar as pessoas a sentirem-se mais à vontade para sair do armário no desporto, falhei redondamente», afirmou o antigo jogador de Cavaliers, Magic e Jazz, que apontou Karl Malone e o técnico Jerry Sloan como homofóbicos.

«Não acredito que houvesse alguém na minha vida em 2005 que não soubesse que eu era gay», contou o ex-basquetebolista, que terminou carreira em 2003.

«Se os meus colegas suspeitavam? Sim, muitos. Durante a minha carreira perguntavam-me e eu contava-lhes. Só numa ocasião não respondi diretamente à pergunta 'és gay'?’. Foi com o Greg Ostertag, ele perguntou-me isso antes de entrar para um jogo e respondi-lhe 'Não é o momento para essa conversa'», recordou.

E sublinhou: «Talvez as pessoas saibam ou não, há muitas pessoas gays na NBA que saíram do armário da mesma forma. Alguns treinadores, colegas, membros do staff e até árbitros. Lembro-me de ter conhecido um árbitro uma vez num bar gay em Phoenix.»