Miguel Oliveira, piloto da Pramac Yamaha - Foto: IMAGO

GP Malásia: queda empurra Miguel Oliveira para último

Português fez mais 1:17:942 que o vencedor Álex Márquez

Miguel Oliveira ficou em 19.º e último lugar no Grande Prémio da Malásia, depois de uma queda a meio da prova.

O português teve um fim de semana complicado, depois das dificuldades com problemas de afinação e falta de aderência.

O piloto da Prima Pramac Yamaha perdeu a dianteira e teve uma queda a meio da prova que o afastou dos restantes pilotos, mas ainda regressou à prova para terminar em último, entre os que acabaram a corrida.

Não foi a melhor corrida para Miguel Oliveira, que viu Álex Márquez vencer a corrida cerca de 1 minuto e 18 segundos antes de acabar a corrida.

Foi a sua terceira vitória da temporada em MotoGP para o espanhol, ao triunfar no circuito de Sepang.

O piloto da Gresini Ducati garantiu o seu sucesso perto de Kuala Lumpur logo nas duas primeiras voltas, onde realizou dois ataques muito agressivos na Curva 4 contra Pedro Acosta e Francesco Bagnaia para assumir a liderança. Depois, o mais novo dos irmãos Márquez aproveitou a troca inicial de posições entre Bagnaia e Acosta para ganhar uma vantagem de quase um segundo, o que foi suficiente para controlar a corrida até ao final.

Ao cruzar a bandeira axadrezada, o vice-campeão mundial tinha uma vantagem de cerca de 2,6 segundos sobre Acosta, que passou mais de metade das 20 voltas colado a Bagnaia. O piloto da KTM demonstrou ter melhor aderência que o seu rival e aproveitou-a, ultrapassando o bicampeão na 13.ª volta da corrida.

Joan Mir conseguiu entrar no pódio

A perda do segundo lugar não foi o maior problema para Bagnaia hoje, já que o italiano abandonou a corrida com uma avaria na sua moto a menos de três voltas do fim. Isso permitiu a Joan Mir subir ao pódio pela segunda vez na temporada, depois de o ter feito na corrida caseira da Honda no Japão há um mês.

Atrás dele, Franco Morbidelli e Fabio Quartararo terminaram em quarto e quinto, respetivamente, e no top-10 entraram ainda Fabio Di Giannantonio, Enea Bastianini (que partiu em 19.º), Luca Marini, Brad Binder e Ai Ogura.

Marco Bezzecchi, Johann Zarco, Álex Rins, Jack Miller e Somkiat Chantra também pontuaram.

Dos que acabaram a corrida, apenas não pontuaram Lorenzo Savadori, Michele Pirro, Augusto Fernánez e... Miguel Oliveira.

Neste momento, o português está em 20.º na classificação geral com os mesmos 36 pontos com que partiu para esta corrida.

No top-10, Bezzecchi e Morbidellli subiram uma posição, ao passo que Bagnaia e Di Giannantonio desceram uma.

A próxima corrida - a penúltima da temporada - é em Portugal no dia 7 de novembro, no Algarve, e Miguel Oliveira procurará fazer melhor em casa.

A época termina uma semana depois em Valência.