Alex e Marc Márquez
Alex e Marc Márquez - Foto: IMAGO

GP Catalunha: Miguel Oliveira faz melhor resultado do ano, Álex Marquez adia festa do irmão

Piloto português acabou em 9.º lugar depois de partir de 16.º; Álex interrompeu série de 15 vitórias do irmão

Álex Márquez conquistou este domingo a segunda vitória no MotoGP, e terminou com a sequência de 15 vitórias consecutivas do irmão Marc, que assim já não terá hipótese de se sagrar campeão na próxima corrida, em San Marino. Terá de espera, pelo menos, até ao GP do Japão, no final do mês.

Marc Márquez, que saiu de terceiro, esteve muito bem no arranque, a passar logo para primeiro, mas à quarta volta, Alex devolveu a ultrapassagem e não mais largou a liderança, ao contrário do que tinha acontecido na véspera na sprint, em que caiu quando seguia na frente, dando a vitória de bandeja ao irmão.

Até ao final das 24 voltas, a diferença entre os irmãos Márquez nunca ultrapassou a barreira de um segundo, mas Marc nunca conseguiu construir um ataque que lhe permitisse recuperar a liderança.

Já Miguel Oliveira, a correr pela primeira vez desde que soube que não vai continuar na Pramac Yamaha na próxima época, fez o melhor resultado do ano, ao terminar em 9.º. Sensivelmente a meio da prova, e após uma queda de Zarco, o piloto português chegou ao 10.º posto - à quinta volta já era 12.º.

Miguel Oliveira lançou-se depois na perseguição a Raul Fernández, mas também com Joan Mir atrás de si. Por fim ainda passou o campeão do Mundo, Jorge Martin.

Os irmãos Márquez, a correr em casa, fizeram juntos a festa:

Enea Bastianini, piloto da Tech3 KTM, alcançou o seu primeiro pódio com a moto da KTM. Passou as primeiras dez voltas da corrida na quarta posição, atrás de Pedro Acosta, a quem conseguiu ultrapassar no início da 11.ª volta.

Atrás do francês, Ai Ogura, Francesco Bagnaia, Luca Marini, Miguel Oliveira e o ainda campeão mundial em título, Jorge Martín, completaram o top 10.

Na classificação geral, apesar da primeira derrota desde 25 de maio, Marc Márquez mantém a liderança com 487 pontos e uma vantagem de 182 pontos sobre o irmão, Álex. O terceiro lugar, com menos 250 pontos, pertence a Francesco Bagnaia, que fez uma excelente corrida de recuperação - do 21.º para o 7.º lugar.

(atualizado às 14h04)