Leões perderam 1-3 em Munique com os bávaros em jogo da 6.ª jornada da fase de liga da UEFA Champions League.

Golo irregular e penálti por assinalar: a análise de Pedro Henriques ao Bayern-Sporting

Erros em dois lances. Segundo golo do Bayern é precedido de falta e há penálti sobre Stanisic

45' O árbitro deu apenas um minuto de tempo extra, recuperação de tempo perdido, com base na única situação que justificou o tempo adicional, e que foi a espera pelo VAR para confirmar o golo que o assistente tinha anulado ao Bayern por fora de jogo.

Positivo
Poucas faltas (16) e os assistentes bem nos fora de jogo, quer no golo anulado quer no terceiro validado

65' Os bloqueios não são permitidos, porque isso significa, de acordo com a lei 12 (faltas e incorreções) impedir o movimento de um adversário com contacto, que é penalizado com livre direto, mas para que sejam punidas essas infrações, é preciso que o jogador que está a ser bloqueado não use os braços para agarrar quem lhe está a fazer a falta. No golo do empate dos bávaros há dois bloqueios com agarrão quer de Josip Stanisic quer de Harry Kane, mas os jogadores leoninos envolvidos também estão a agarrar os seus adversários, nomeadamente Maxi Araújo, e é por causa desse agarrar mútuo que o árbitro e VAR nada assinalam.

69' Mesmo sendo a equipa de arbitragem da Escócia, onde os contactos e o deixar jogar são por norma a sua forma de atuar, um agarrar com ambas as mãos e um puxar e derrubar um adversário tem sempre de ser punido, ainda mais quando daí resulta o ganhar da posse de bola e na mesma fase de ataque ser obtido um golo. O VAR tinha de intervir e reverter uma falta que está dentro do padrão base do protocolo, ser clara e óbvia. Foi desta irregularidade não assinalada de Tah sobre Suarez que nasceu o segundo golo do Bayern.

71’ Após o segundo golo do Bayern, e no que seria o recomeço por parte dos leões, houve um desentendimento entre vários jogadores, de ambas as equipas, onde Kimmich e Hjulmand acabaram por se evidenciar, razão pela qual o árbitro acabou por advertir ambos os jogadores.

90’ O árbitro deu quatro minutos de tempo extra, recuperação de tempo perdido, mas com quatro paragens para substituições, onde entraram seis jogadores, com quatro golos, alguns dos quais com demora no recomeço, quer pela espera de análise pelo VAR, quer até pelos dois amarelos que foram mostrados por comportamentos antidesportivos, o tempo adicional dado foi escasso e incorreto.

90+3’ Laimer, já próximo da área, vem por trás e sem qualquer interesse em jogar a bola carrega Mangas, cortando desta forma ataque prometedor, pelo que foi corretamente advertido.

Negativo
A videoarbitragem, em dois lances cruciais nos quais não reverteu as decisões erradas do árbitro