Goleador tricolor já é centenário e aspira à melhor época na elite
Quando, a 18 de fevereiro de 2023, Kikas fazia a sua estreia pelo Estrela da Amadora, talvez estivesse longe de imaginar que menos de dois anos depois chegaria ao centenário.
Nesse dia, o avançado foi suplente utilizado na vitória (2-1) dos tricolores diante do FC Porto B, numa partida referente à 21.ª jornada da Liga 2. Corria a época 2023/2024 e o segundo escalão nacional era, na altura, a realidade competitiva onde estava inserido o emblema da Reboleira. Kikas tinha saído, nesse mercado de inverno, da B SAD (onde tinha registado 25 jogos, nove golos e uma assistência) para rumar ao Estrela da Amadora, e até ao final dessa temporada contabilizou, pelos tricolores, 15 partidas, três tentos e um passe certeiro.
A caminhada do número 98 dos tricolores continuou a ser altamente meritória e o casamento com o golo manteve-se: nove (em 34 jogos) em 2023/2024 e seis (também em 34 partidas) em 2024/2025. Mas Kikas não é um ponta de lança, é um avançado, e essas características permitem-lhe ser muito mais do que um goleador. É um jogador que pode alinhar nas costas da referência ofensiva e também nos corredores laterais, polivalência que é do agrado de qualquer treinador e que também ajuda a explicar a sua intensa utilização época após época.
A presente campanha não tem sido diferente e o albicastrense mantém o rótulo de indispensável. Leva 17 jogos realizados, com seis golos marcados e uma assistência. Tanto com José Faria, primeiro, como com João Nuno, na atualidade, Kikas está sempre na linha da frente no que concerne às opções iniciais. Porque é um jogador que aporta bastante ao coletivo.
E à terceira temporada na Reboleira... o centenário. Ontem, diante do SC Braga, Kikas chegou aos 100 jogos pelos tricolores e foi devidamente homenageado pelo clube. Antes do início da partida, Paulo Lopo, presidente da SAD do Estrela da Amadora, entregou uma camisola com o número... 100 ao avançado, de 27 anos. E apesar de os estrelistas não terem conseguido vencer (3-3), a verdade é que Kikas não se fez rogado e assinalou a marca, apontando o primeiro golo da sua equipa. Aos 16 minutos, e numa altura em que os minhotos já estavam em vantagem, o número 98 dos amadorenses galgou alguns metros pela zona central do terreno e ainda de fora da área rematou forte e cruzado, não dando hipótese de defesa a Lukas Hornicek.
Contas feitas, Kikas regista, agora, 100 jogos pelo Estrela da Amadora, a que junta 24 golos e quatro assistências. Está apenas a três do registo mais goleador da carreira na elite nacional e que foi alcançado, precisamente, na Reboleira: nove tentos apontados na época 2023/2024. Se esta temporada já festejou por seis ocasiões, está fácil de ver que no horizonte surge o melhor Kikas de sempre.