James Milner passará a ser o jogador com mais jogos na história da Premier League - FOTO: IMAGO
James Milner passará a ser o jogador com mais jogos na história da Premier League - FOTO: IMAGO

James Milner entra para a história da Premier League

Médio do Brighton não deverá ser titular porque não está a cem por cento fisicamente, mas poderá fazer o jogo 654, ultrapassando Gareth Barry como futebolista com mais jogos no campeonato inglês

James Milner pode até nem ser titular no Brighton na deslocação ao terreno do Brentford. Mas o mais certo é, aos 40 anos, entrar para a história da Premier League como o futebolista que mais jogos fez na competição. Serão 654 encontros e da estreia no Leeds, em 2002/03, à glória no Liverpool e Manchester City, contsruiu imagem de futebolista mais do que fiável e trabalhador incansável, o que pode explicar tão grande longevidade ao mais alto nível.

No dia em que igualou Gareth Barry, na derrota por 0-1 frente ao Aston Villa (onde também jogou...) toda a imprensa falava num feito incrível e poucos dias depois, antes de jogar para a Taça frente ao Liverpool, clube onde foi muito feliz, Virgil van Dijk, atual capitão dos Reds, não deixou de lhe prestar uma sentida homenagem.

«Uma palavra para o meu antigo companheiro de equipa, James Milner, que na noite de quarta-feira igualou o recorde de mais aparições na Premier League e que regressa a Anfield com o Brighton esta noite. Que conquista! Continuar forte depois de tanto tempo no jogo diz tudo sobre ele. Diz tudo sobre a sua dedicação e o seu profissionalismo. Ele é uma das lendas da Premier League, com certeza», afirmou o central neerlandês.

Os futebolistas com mais jogos na Premier League

Galeria de imagens 10 Fotos

Será o mais impressionante dos recordes de James Milner, que já é o futebolista que mais jogos fez como suplente utilizado no campeonato inglês: são 217 aparições, mas será justo dizer que o jogador que nasceu em Leeds e tem 61 internacionalizações por Inglaterra foi quase sempre primeira escolha e muito importante para os treinadores que o orientaram.

Aliás, há uma frase célebre de Jamie Redknapp, antigo jogador do Liverpool, que diz bem de forma como James Milner soube tornar-se imprescindível em todos os clubes por onde passou.

«Ele é um médio-centro forte e agora está a impressionar como lateral-esquerdo. James Milner é o sonho de qualquer treinador», afirmou.

Hoje, a emoção será enorme se o treinador alemão Fabian Hürzeler fizer Milner entrar para a história...