Golaço de Guedes não bastou para a vitória da Real Sociedad no dérbi basco
Depois da derrota dramática com o Sporting (2-3) que deixou o clube de fora da Champions, o Athletic Bilbao recebeu a Real Sociedad no dérbi basco, em pleno San Mamés, e não vitoriosa, mas também evitou a derrota, que esteve muito perto de acontecer por causa de um golaço de Gonçalo Guedes.
Um golo de Galarreta já na compensação permitiu à equipa da casa resgatar um ponto, num final de jogo elétrico (e também polémico) em que os leões acreditaram na reviravolta, mas não foi possível. Mesmo assim, o empate foi celebrado efusivamente em San Mamés, numa altura em que a derrota parecia já um dado adquirido, perto do final.
O golo tardio de Galarreta impediu que a equipa orientada por Matarazzo alcançasse a quarta vitória consecutiva. A Real Sociedad esteve muito perto de levar os três pontos, graças a um grande golo de Gonçalo Guedes na primeira parte, num remate de fora da área que expôs as fragilidades defensivas do adversário. Um minuto antes, na jogada que originou o canto, o mesmo Guedes já tinha ameaçado, valendo depois a intervenção atenta de Unai Simón a um livre de Carlos Soler.
Num jogo muito disputado e com pouca fluidez, as oportunidades de golo foram escassas, com a Real Sociedad a criar as mais perigosas. Além do golo, poderiam ter sentenciado a partida num remate de Marín defendido por Simón, mas a melhor ocasião, contudo, foi desperdiçada por Oyarzabal, que viu Areso fazer um corte providencial quando o golo parecia certo.
O Athletic, por sua vez, mostrou-se pouco inspirado no ataque. A melhor oportunidade da equipa da casa surgiu aos 30 minutos, num remate de Guruzeta que foi bloqueado por Zubeldia. Nico Williams, titular apesar de Valverde ter admitido que não estava nas melhores condições para o jogo da Champions frente ao Sporting, tentou repetidamente criar perigo, mas esbarrou sempre na defensiva adversária.
Na segunda parte, o Athletic tentou aumentar a intensidade, mas foi a Real Sociedad a criar a primeira grande oportunidade: Oyarzabal, após deixar dois defesas para trás e enganar Simón, rematou a centímetros do poste, desperdiçando a hipótese de sentenciar o encontro a mais de meia hora do fim.
A emoção ficou guardada para o final. O Athletic instalou-se no meio-campo contrário, mas a ansiedade toldava o discernimento no último terço. A dez minutos do fim, a Real Sociedad ficou reduzida a dez jogadores devido à expulsão de Brais Méndez, após um desentendimento com Paredes, que também poderia ter sido expulso, mas não foi. Foi já com o tempo de compensação a decorrer, e após a expulsão, que Galarreta apareceu para restabelecer a igualdade e selar o resultado final, também num grande glo.
Esta foi também a estreia de Wesley, ex-alvo do Benfica, na Real Sociedad. O brasileiro foi cedido até ao final da temporada pelo Al Nassr, de Jesus, Ronaldo e Félix, com uma opção de compra de 12 milhões de euros, e entrou as 77 minutos, precisamente para render Gonçalo Guedes. O português está em grande forma e leva 5 golos e 3 assistências em 24 jogos esta temporada.