Romain Bardet cruza a linha de meta da 17.ª etapa do Giro 2025 na segunda posição, à frente de Carapaz e atrás de Del Toro

Giro: «A descida de Del Toro foi criminosa!»

Romain Bardet ficou muito perto de vencer a 17.ª etapa, na última Volta a Itália da sua carreira. Mas o francês foi batido por Isaac del Toro, que lhe escapou a descer para meta e o deixou impressionado

No Giro de Itália a cumprir a última grande Volta da sua carreira, Romain Bardet (Picnic PostNL) ficou muito perto de uma despedida vitoriosa, ao classificar-se na segunda posição na 17.ª etapa, esta quarta-feira. O francês integrou a fuga do dia e foi o últimos dos resistentes, até que a menos de dez quilómetros da meta foi alcançado por Isaac del Toro e Richard Carapaz, que atacaram do grupo dos candidatos ao triunfo na geral.

Apesar da indesejável companhia, Bardet continuava a poder lutar pela vitória, uma vez que a aproximação à meta era em descida e o francês é exímio descedor. Todavia, foi apanhado de surpresa quando Carapaz perdeu a roda de Del Toro e ambos não voltaram a alcançar o jovem mexicano, detentor da camisola rosa.

«Tinha tudo para vencer», lamentou Romain Bardet após a etapa. «O final era técnico e conhecia-o de cor, sabia que se virasse primeiro na curva a 200 metros da meta venceria. Mas Carapaz perdeu a roda de Del Toro na descida... Não o critico [Carapaz], porque o modo como Del Toro estava a descer é criminoso. A estrada estava a começar a ficar molhada e as trajetórias que estava a tomar foram impressionantes. Ele ganhou cinco metros, e depois disso tudo acabou», admitiu o corredor de 34 anos, que fará a última competição no Critério do Dauphiné, de 8 a 15 de junho.

Sugestão de vídeo