Andrew tem apenas quatro golos sofridos em 2025/2026. Fotografia: Gil Vicente
Andrew tem apenas quatro golos sofridos em 2025/2026. Fotografia: Gil Vicente

Gil Vicente: Andrew aponta à melhor época de sempre

Guardião brasileiro já leva sete jogos sem sofrer golos no campeonato e está mais dois jogos de igualar o registo de 2023/2024

As semanas passam e o Gil Vicente continua a surpreender na Liga. Com nove jornadas disputadas, os galos seguem em 4.º lugar, com 19 pontos, apenas atrás dos crónicos candidatos ao título. O equilíbrio entre ataque e defesa tem sido a chave para a boa forma dos minhotos, que somam seis vitórias, um empate e apenas duas derrotas, precisamente diante de FC Porto e Benfica, os únicos jogos em que sofreram golos. 

No plano ofensivo, o Gil Vicente é atualmente a 5.ª equipa mais concretizadora do campeonato, com 14 golos marcados, ficando apenas atrás dos «grandes» e do SC Braga. Mas é no setor defensivo que o conjunto orientado por César Peixoto mais tem dado nas vistas: os galos partilham o segundo lugar das defesas menos batidas, com apenas quatro golos sofridos, a par de Benfica e Famalicão, e apenas dois atrás do líder FC Porto

O penálti defendido por Andrew no triunfo sobre o Alverca (4-0), na última sexta-feira, reforçou essa solidez. Embora o lance não tenha sido determinante para o desfecho da partida, permitiu à equipa manter o estatuto de uma das menos batidas da prova e somar mais um jogo sem sofrer golos — já são sete em nove jornadas. 

O guardião brasileiro soma sete jogos sem sofrer golos no campeonato e está apenas a dois de igualar o seu melhor registo desde que chegou a Barcelos. Em 2023/2024, o guarda-redes terminou a temporada com nove partidas imaculadas. Desta vez, com 25 jogos ainda por disputar, o recorde parece ao alcance. 

Curiosamente, Andrew voltou a repetir um feito que já protagonizara nessa época. A defesa do penálti frente ao Alverca recordou o que fez a 4 de maio de 2024, no Estádio do Bessa, ao travar uma grande penalidade de Bruno Lourenço. Nessa mesma temporada, já havia defendido um penálti de Evanilson, a 25 de fevereiro do mesmo ano.  

Não sendo o único no setor defensivo gilista, ou sequer no plantel, Andrew apresenta-se em grande forma e candidata-se a fazer a sua melhor época de sempre que chegou a Portugal.