Geny Catamo marca, Camarões vencem e Diomande... festeja

Costa do Marfim esteve a perder por 0-2 diante do Gabão, mas dois golos nos últimos dez minutos da partida viraram as contas do grupo F de pernas para o ar. Conheça todos os duelos dos oitavos de final da CAN

Os Camarões venceram Moçambique por 2-1, mas perderam a a liderança do Grupo F da CAN no último minuto, devido a um golo fora de horas da Costa do Marfim diante do Gabão (3-2).

Os ventos da fortuna, ainda assim, pareciam soprar numa direção bem diferente quando Geny Catamo inaugurou o marcador com um grande golo, aos 23'.

O extremo do Sporting partiu do corredor direito para o central, onde desferiu um remate que combinou a colocação e a potência necessárias para marcar o segundo golo na competição. Moçambique, que também contou com o jogador do Santa Clara Diogo Calila, que saiu lesionado aos 15', alimentou a esperança dos lugares cimeiros do grupo, mas um autogolo de Nené devolveu a turma de Chiquinho Conde à realidade da terceira posição.

Os Camarões ameaçaram, Christian Kofane ainda completou a reviravolta aos 39', mas foi apanhado em posição irregular e o empate reinou ao intervalo. O avançado do Bayer Leverkusen não se fez de rogado e aos 55' marcou mesmo, à lei da bomba.

O remate de raiva do ponta de lança embalou os Camarões para uma vitória segura face a uma equipa de Moçambique já a pensar na fase a eliminar. A saída de Geny Catamo de campo aos 60' foi um sinal claro da tentativa de gestão de esforço dos comandados por parte do selecionador Chiquinho Conde.

Ivane Urrubai segurou a margem mínima, face a um maior domínio dos Camarões na última meia hora de jogo. Moçambique não terminou a fase de grupo nos dois primeiros lugares, mas garantiu a qualificação para a fase a eliminar por ter sido um dos melhores terceiros classificados.

Os comandados de Chiquinho Conde vão defrontar a Nigéria, finalista vencida da última edição, nos oitavos de final, a 5 de janeiro, um dia depois dos Camarões medirem forças com o Burkina Faso. Os comandados de David Pagou pareciam ter a liderança no bolso até a Costa do Marfim orquestrar uma reviravolta incrível diante do Gabão.

Noite de sonho para Diomande

Ousmane Diomande foi titular e somou os primeiros minutos na CAN ao serviço da Costa do Marfim, mas a noite não começou da melhor maneira para os campeões em título. O já eliminado Gabão era presa teoricamente fácil para selar o primeiro lugar do grupo, mas Guelor Kanga (11') e Denis Bouanga (21') construíram uma vantagem surpreendente na primeira meia hora.

Jean-Philippe Krasso respondeu aos 44', mas o golo do avançado do Paris FC não parecia suficiente para precipitar a reviravolta dos campeões em título. Evann Guessand, ainda assim, recuperou o orgulho costa-marfinense com o golo do empate aos 84'. Tudo parecia encaminhado para um desapontante empate, quando o jovem de 19 anos Bazoumana Toure espoletou a loucura em Marraquexe, aos 90+1', a favor da turma de DIomande e do gilista Konan.

A Costa do Marfim carimbou, com contornos épicos, a liderança do grupo F e marcou encontro com o Burkina Faso, nos oitavos de final.

Quadro completo dos oitavos de final

Mali vs Tunísia (3 de janeiro)

Senegal vs Sudão (3 de janeiro)

Egito vs Benim (5 de janeiro)

Costa do Marfim vs Burkina Faso (6 de janeiro)

África do Sul vs Camarões (4 de janeiro)

Marrocos vs Tanzânia (4 de janeiro)

Argélia vs Congo (6 de janeiro)

Nigéria vs Moçambique (5 de janeiro)