Geny Catamo marcou ao Marselha no jogo 100 pelo Sporting - Foto: IMAGO
Geny Catamo marcou ao Marselha no jogo 100 pelo Sporting - Foto: IMAGO

Geny Catamo corre a 100 à hora no Sporting

Extremo moçambicano fez o jogo 100 pelos leões e a renovação do contrato também acelerou nos últimos dias (os pormenores)

Geny Catamo entrou aos 64’ no jogo com o Marselha e precisou apenas de cinco minutos para empatar (1-1) um encontro da jornada 3 da UEFA Champions League que terminaria com vitória do Sporting por 2-1. Ao entrar em campo, cumpriu o jogo 100 pelos verdes e brancos, marca que foi assinalada pelo clube nas redes sociais. Mas fora de campo também o extremo de 24 anos corre a 100 à hora, porque já estão em marcha as conversas para a renovação do contrato do camisola 10.

A administração dos leões já tinha convidado Geny a prolongar o contrato mas agora as negociações já estão a avançar, com o dossiê a ficar fechado nas próximas semanas. A revisão contratual contemplará aumento de anos, mais dois ou três,  de 2028 até 2030 ou 2031, subida da cláusula de rescisão dos 60 para os 80 milhões de euros poderá também acontecer e certamente aumento salarial para patamar mais condizente com o atual estatuto do atacante, que divide a titularidade com Geovany Quenda – começou o moçambicano como escolha inicial de Rui Borges, está agora o português a ser o titular.

Esta temporada, Catamo conta com presença em 10 dos 13 jogos do Sporting, seis a jogar de início. Marcou um golo, o já referido ao Marselha na quarta-feira em Alvalade.

Em julho, recorde-se, os verdes e brancos investiram 2,25 milhões de euros para passar a ter 90 por cento do passe do extremo — o Amora, porta de entrada do moçambicano em Portugal em 2019, reservava ainda 75 por cento dos direitos económicos, com o Black Bulls, de Moçambique, clube de formação do jogador a deter nessa altura 85 por cento da percentagem do emblema da Margem Sul.

Também no verão, Fenrebahçe, da Turquia, e Aston Villa, de Inglaterra, interessaram-se pelo leão mas não passaram dos €20 M e os leões queriam entre 25/30. Mas segundo Luís Gonçalves, treinador que estreou o ala leonino na seleção moçambicana, a «Premier League está feita à medida de Geny Catamo». «É um jogador inteligente, tecnicista e explosivo. Tem todas as qualidades para singrar no futebol da melhor liga do mundo», finalizou.