Sporting: já é conhecido o tempo de paragem de Debast
Zeno Debast pode parar por período de um mês devido a problema muscular na perna esquerda, contraído durante o jogo com o Marselha, da 3.ª jornada da UEFA Champions League. Má notícia para o Sporting e má prenda de aniversário para o central, que esta sexta-feira faz 22 anos mas fica entregue à unidade de performance dos verdes e brancos.
O belga foi obrigado a sair, com queixas que aparentavam ser no joelho esquerdo mas que eram na coxa, ao minuto 80 do encontro com os franceses, quando o marcador ainda estava 1-1. Foi reavaliado esta quinta-feira de manhã na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, e ficou então aos cuidados do departamento médico. Baixa confirmada para Rui Borges e, tudo indica, durante tempo mais prolongado.
Desde logo a certeza de que ficaria fora do encontro com o Tondela, no domingo, para o campeonato (18h00), mas apesar de se precisar de perto de 48 horas para uma diagnóstico mais preciso, os indicadores apontam para a lesão muscular, faltando apenas a certeza da real extensão da mesma e então definir com precisão o tempo de paragem. Mas diz a experiência que será sempre à volta de três a quatro semanas, pode então Debast parar mesmo um mês, ainda que enquanto não sabe o diagnóstico final tenha sempre a esperança de melhoria.
Contas feitas, o treinador poderá não contar com o internacional belga nos próximos cinco jogos, até à paragem para os compromissos das seleções. Ou seja, Debast deve ficar fora do leque de opções para os jogos com Tondela (próximo domingo), Alverca (terça para a Taça da Liga e sexta para o campeonato), Juventus (dia 4 de novembro na Champions) e Santa Clara (8/11). Resta saber se poderá voltar daqui a mês com o Marinhense na Taça de Portugal, gostava o defesa de poder jogar logo na Champions, jogo importante em Turim.
Esta época, Debast conta com participação nos 13 jogos já realizados pelo Sporting, oito como titular, dono do lado mais à direita na dupla central dos leões, ao lado de Gonçalo Inácio. O belga, que vai então falhar a próxima convocatória da seleção, beneficiou da lesão de Diomande logo na 1.ª jornada, no 2-0 ao Casa Pia, com o marfinense, que recupera ainda a melhor condição física, a beneficiar da lesão de do camisola 6 para voltar à titularidade na defesa leonina – a outra opção é Eduardo Quaresma.