Homenagem a Diogo Jota em Anfield - Foto: IMAGO

Galatasaray vai homenagear Diogo Jota antes do jogo com o Liverpool

Turcos recebem os ingleses esta noite, a contar para a segunda jornada da fase de liga da UEFA Champions League

Qualquer jogo em Istambul que envolva Galatasaray, Fenerbahçe ou Besiktas é, como se sabe, escaldante, e a receção do Gala ao Liverpool desta noite a contar para a segunda jornada da fase de liga da UEFA Champions League não será, naturalmente, exceção. Mas antes que a bola comece a rolar no RAMS Park todos, de adeptos a jogadores, vão estar unidos em torno de Diogo Jota, avançado português dos reds que faleceu num acidente de viação a 3 de julho último.

«Vamos homenagear o Diogo Jota antes do jogo contra o Liverpool», esclareceu, na segunda-feira, o treinador do campeão turco, Orkan Buruk. Segundo a imprensa local, está planeada a execução de uma coreografia numa das bancadas do recinto do Galatasaray.

Homenagens à parte, o mister do conjunto turco, que tem todo o plantel à disposição, espera que o 12.º jogador seja decisivo: «É nos jogos em casa, impulsionados pelo público, que temos de mostrar que temos valor para estar na Champions. Vamos defrontar uma grande equipa, que começou bem a prova e a Premier League, pese ter perdido no último fim de semana [1-2 em casa do Crystal Palace]. Temos de ser intensos na pressão, o adversário tem de sentir-se desconfortável.»

Derrotado por 1-5 em Frankfurt na jornada inaugural – curiosamente até esteve a vencer, mas ao intervalo já perdia por 1-3 -, o Gala tem uma estatística interessante: nos últimos 19 jogos (em todas as provas) marcou sempre primeiro. E nos derradeiros 11 encontros europeus em casa, em nove deles marcou pelo menos dois golos. E à exceção da partida na Alemanha, o campeão turco só sabe vencer: sete em sete.

Com apenas três derrotas nos últimos 19 jogos europeus na Turquia, o Galatasaray não venceu nenhum dos últimos sete encontros nas provas europeias (quatro empates e três derrotas).

Já o Liverpool, que iniciou a campanha europeia com um triunfo (3-2 na receção ao Atl. Madrid com Van Dijk a dar a vitória aos 90+2’), está a um golo dos 300 nas provas europeias na condição de visitante – também Salah pode fazer história, já que está a dois dos 250 com a camisola dos reds.

«Sabemos que não é fácil jogar na Turquia, mas o pensamento é só um, vencer», atirou o técnico Arne Slot.