Francisco Neto anunciou esta quinta-feira a convocatória de Portugal para os compromissos ante Finlândia e Eslováquia. Foto: FPF

Francisco Neto assume favoritismo de Portugal: «Somos a equipa mais cotada»

Selecionador nacional salienta ambição de vencer a Finlândia e a Eslováquia nas duas primeiras jornadas da fase de apuramento para o Mundial 2027, que coincide com a disputa da Liga das Nações B

Tudo pronto para o arranque da fase de qualificação para o Mundial 2027, que também coincide com a disputa da Liga das Nações [B], e como pontapé de saída a Seleção Nacional feminina realizará dois jogos em casa frente a Finlândia e Eslováquia que o selecionador nacional Francisco Neto considera importantes para a conquista de seis pontos para lançar, desde logo, bases nos lugares cimeiros do grupo.

«Temos essa ambição de competir em todos os jogos para os três pontos. Sabemos que dentro do nosso grupo somos a equipa mais cotada no ranking e temos essa obrigação, queremos voltar à Liga [das Nações] A, o espaço em que sentimos que devemos estar, e queremos ir ao Campeonato do Mundo, que é onde também temos estado. Queremos repetir outra vez as sensações que tivemos numa participação numa fase final, como foi aquela na Nova Zelândia», assumiu o técnico português.

«Sabemos que é importante começar bem em casa contra a equipa do Pote 2 [Finlândia] e a equipa do Pote 3 [Eslováquia], não é decisivo mas é muito importante, e por isso não fogem a isso as nossas intenções. Queremos começar bem porque depois temos uma dupla jornada, fora, bastante difícil, com viagens, clima e os terrenos de jogo, que também nos condicionam um bocadinho», reconheceu, antecipando dificuldades nas deslocações que mais tarde se seguirão.

Francisco Neto não afastou o favoritismo para a disputa do Grupo B3, que integra ainda a Letónia, garantindo que o objetivo passará por vencer cada um dos jogos em disputa. «A mentalidade desta equipa nas qualificações tem sido sempre a mesma: procurar, independentemente do adversário, lutar pelos três pontos, conquistá-los e, no final de tudo, conseguir os nossos objetivos, que são os apuramentos», rematou o selecionador luso, para isso contando com um misto entre jogadoras mais experientes e também juventude.