Fran Navarro  (Foto: Hugo Delgado/LUSA)
Fran Navarro (Foto: Hugo Delgado/LUSA)

Fran Navarro afina a mira e o alvo é a folha limpa de José Mourinho

Espanhol marcou ao Caldas e colocou ponto final num ciclo de sete jogos sem fazer o gosto ao pé. Animado e em boa forma, será arma para Carlos Vicens ser o primeiro treinador da história do SC Braga a ganhar ao ‘Special One’

A atração de Fran Navarro pelas balizas adversárias nem sempre se traduz numa cascata de golos, mas o espanhol soma já oito finalizações esta época e, na vitória por 3-0 frente ao Caldas, marcou o ponto, colocando fim a uma série de sete partidas sem marcar. Antes deste ciclo de menor fulgor, marcara três golos em outros tantos jogos, somando também uma assistência.

O regresso da melhor versão do ponta de lança espanhol é uma ótima notícia para Carlos Vincens, na antecâmara da receção ao Benfica, domingo, o primeiro de dois desafios com as águias num curto espaço de tempo – os dois conjuntos têm também encontro marcado em Leiria, dia 7 de janeiro, na meia-final da Taça da Liga.

Fran Navarro, mas não só ele, tem pela frente um adversário que tem mostrado mais solidez. O Benfica não sofre golos há quatro jogos e, fora de casa, soma seis vitórias consecutivas, nas quais sofreu apenas um golo. Mas há outro dado a reter e que tem a ver com José Mourinho. O treinador dos encarnados nunca perdeu frente ao SC Braga: em nove jogos, soma seis vitórias e três empates.

Referência mais forte do ataque, Fran Navarro distribuiu os seus oito golos por todas as competições em que o SC Braga entrou, incluindo a pré-eliminatória da UEFA Europa League e, mais recentemente, a Taça de Portugal, na eliminatória com o Caldas. Abre-latas por definição, muito da estratégia de Carlos Vicens para tornar o SC Braga na primeira equipa a bater o Benfica na Liga passará pela capacidade de definição do espanhol, exímio a explorar as costas dos centrais.

Na Liga, Fran Navarro não tem sido tão prolífico. Soma dois golos, ambos alcançados em empates contra o Aves SAD e V. Guimarães, mas os sinais de retoma estão à vista e, objetivamente, o ponta de lança quer também crescer na principal competição nacional.