Fonseca e Rochele eliminados na 1.ª ronda do Masters de Budapeste
De uma forma algo inesperada e não porque tenha sido derrubado pelo adversário, o alemão George Udsilauri, o ex-bicampeão do mundo Jorge Fonseca (-100 kg) foi eliminado do Masters de Budapeste, que hoje tem o seu último dia.
Em competição logo num dos primeiros combates desta manhã, Jorge viu-se fora da prova a 0,33s do fim da luta por ter tirado o cinto para arranjar o casaco do judogi. Ação para a qual o árbitro não havia dado permissão - apenas lhe pedira para que colocasse parte do casado para dentro - e considerou ter o intuito de ganhar tempo de descanso, aplicando-lhe por isso um castigo.
O problema é que o judoca do Sporting já tinha dois, assim como Udsilauri (34.º), por, durante o combate, não estarem a fazer pegas em algumas ocasiões.
Ainda exitiu uma dezena de segundos de dúvida se Jorge iria ou não levar castigo, mas depois dos árbitros da mesa terem revisto as imagens e concordarem com o colega, a penalização acabou mesmo por acontecer.
Atualmente 22.º do ranking mundial e 24.º no de qualificação olímpica, o Masters era importante para que Jorge, que esteve vários meses afastado do Circuito Mundial, subisse um pouco na corrida aos Jogos de Paris-2024, pois o Masters é a competição que mais pontos atribui na corrida à capital francesa. Só estar presente eram 200 pontos e foi o que o medalha de bronze dos Jogos de Tóquio ganhou.
Minutos depois, entrou em ação Rochele Nunes (+78 kg) e também ela se viu eliminada logo na primeira ronda, ao ser projetada para wazari pela acessível neozelandesa Sydnee Andrews (32.ª), que na sequência da ação aproveitou para, de imediato, imobilizar a olímpica do Benfica e resolver o confronto quando restavam 2.45m no cronómetro.
Rochele, atualmente 14.ª do ranking e 8.ª no olímpico, também amealhará 200 pontos. Quem subir ao pódio em Budapeste, etapa do Circuito exclusiva aos top 36 do mundo, recebe 1800, 1260 ou 900 pontos. Recorde-se que ser 5.º classificado num grand slam dá 260 pts.
Seleção Nacional
Masculinos
-60 kg Rodrigo Lopes não classificado (0 v-1 d)
-100 kg Jorge Fonseca não classificado (0 v-1 d)
Femininos
-48 kg Catarina Costa 7.ª classificada (1 v-2 d)
-52 kg Maria Siderot não classificada (0 v-1 d)
-52 kg Joana Diogo não classificada (0 v-1 d)
-57 kg Telma Monteiro 7.ª classificada (2 v-2 d)
-63 kg Bárbara Timo 7.ª classificada (1 v-1 d)
+78 kg Rochele Nunes não classificada (0 v-1 d)
Selecionadores: Pedro Soares e Marco Morais