Paulo Fonseca, treinador do Lyon
Paulo Fonseca, treinador do Lyon - Foto: IMAGO

Fim de castigo à vista para Paulo Fonseca... seis meses depois

Treinador português vai poder voltar a entrar no balneário, mas continuará de fora do banco de suplentes ainda até ao final de novembro

Paulo Fonseca já vê luz ao fundo do túnel. Seis meses depois, um dos dois castigos muito pesados que foram aplicados ao técnico português está prestes a terminar e já poderá voltar a saborear um pouco o regresso à normalidade, embora não a 100%.

O treinador do Lyon vai poder voltar a entrar nos balneários, após a partida deste domingo em casa do Rennes para a quarta jornada da Ligue 1, mas continuará a não poder marcar presença no banco de suplentes, ainda até ao final de novembro (dia 30). Este caso remonta a 2 de março deste ano, quando Paulo Fonseca confrontou o árbitro Benoit Millot, num Lyon-Brest.

Assim, Fonseca vai ter acesso aos balneários ao intervalo e no final do jogo a partir do próximo fim de semana, na receção ao Angers. Curiosamente, já o regresso às quatro linhas vai acontecer apenas na deslocação ao terreno do Brest, embora, nessa altura, já se tenham jogado alguns encontros para a fase de liga da UEFA Europa League, na qual o luso pode entrar em campo.

«É muito bom poder voltar ao balneário, porque é totalmente diferente. Gosto muito de falar com os jogadores antes do jogo ou no intervalo. Atualmente, só posso falar com eles no hotel e não me é possível falar com eles individualmente antes do jogo», lamentou e confessou o treinador português esta sexta-feira, numa conferência de imprensa, acrescentando que «estar no balneário é muito importante» e que Jorge Maciel e a sua equipa técnica fizeram «um excelente trabalho».

«Tivemos de nos adaptar, assumir mais responsabilidades no balneário. Os jogadores mais experientes tiveram de falar mais e mostraram carácter, dizendo palavras fortes para motivar toda a equipa, como o treinador teria feito se estivesse presente», explicou Rémy Descamps. A ausência de Fonseca no balneário «permitiu-nos ter mais iniciativa durante os jogos» e «fortaleceu» o grupo, considerou ele.