Jovem de 13 anos da formação do Lyon detido por assassinato
O futebol francês está abalado por um grave acontecimento em Lyon. Um jovem futebolista da Academia do clube treinado por Paulo Fonseca foi detido pela polícia após ter esfaqueado mortalmente um colega três anos mais velho. Chems Z, de 16 anos, foi atacado na rua e os graves ferimentos por esfaqueamento causaram-lhe a morte já no hospital.
O futebolista adolescente foi esfaqueado mortalmente na noite de domingo no subúrbio de Caluire-et-Cuire, a norte de Lyon. Identificado pela imprensa francesa apenas como Chams Z, o jovem de 16 anos estava com dois amigos quando foi atacado por volta das 22h30 de domingo, 31 de agosto.
Sofreu um ferimento de faca na parte superior do corpo e foi levado de urgência para o hospital, mas os médicos não conseguiram salvá-lo. A imprensa francesa noticiou que um jogador de 13 anos do Olympique Lyon, que vivia na zona, foi detido e está agora acusado de homicídio.
A identidade do jovem detido pela polícia não foi divulgada por motivos legais, por se tratar de um menor. Um cartaz com uma fotografia de Chems e uma mensagem emotiva surgiu imediatamente perto do local do incidente.
«Uma discussão nunca deveria levar à morte de uma criança»
O presidente da câmara de Caluire, Bastien Joint, lamentou o crime chocante: «A nossa comunidade está abalada por um drama terrível. Estamos todos de luto ao lado da família.»
«Este incidente não tem qualquer ligação com o tráfico de drogas ou redes criminosas. Foi, simplesmente, devido a um conflito pessoal que se descontrolou. A sociedade deve reagir e deixar de desviar o olhar, permanecendo passiva perante tais acontecimentos, para que uma discussão nunca mais leve à morte de uma criança», disse.
Perdre un enfant est la pire des épreuves.
— Bastien Joint (@BastienJoint) September 1, 2025
Aujourd’hui, toute notre commune est en deuil et aux côtés de la famille. pic.twitter.com/mDumTt1VMl