Otamendi ao serviço da Argentina. Foto: Imago
Otamendi ao serviço da Argentina. Foto: Imago - Foto: IMAGO

FIFA confirma suspensão de Otamendi, que pode falhar abertura do Mundial

Central do Benfica viu o cartão vermelho no último jogo da qualificação para a competição que irá decorrer nos Estados Unidos, México e Canadá

A FIFA oficializou esta terça-feira a suspensão de Nicolás Otamendi, após a expulsão do defesa argentino no último jogo da qualificação para o Mundial 2026, frente ao Equador. O jogador do Benfica viu o cartão vermelho direto depois de travar Enner Valencia numa jogada perigosa, e, embora tenha escapado a uma punição mais pesada, tudo indica que não poderá estar presente no jogo de estreia da Argentina no Campeonato do Mundo do próximo ano.

De acordo com o artigo 10 do regulamento disciplinar da FIFA, os cartões amarelos são anulados no fim da qualificação e não transitam para a fase final do torneio. No entanto, as expulsões diretas mantêm-se válidas, o que obriga o jogador a cumprir a suspensão na primeira partida oficial do Mundial, que se disputará nos Estados Unidos, México e Canadá.

A Associação de Futebol Argentina, contudo, mantém alguma esperança de reverter a decisão. Segundo o Diário Olé, a entidade aguarda por uma possível amnistia geral da FIFA, algo que pode ocorrer antes do arranque da competição e que permitiria limpar punições inferiores a um jogo de suspensão - exatamente o caso de Otamendi.

Até lá, o experiente central de 37 anos, um dos líderes do grupo comandado por Lionel Scaloni, poderá participar normalmente nos jogos de preparação e também na Finalíssima frente à Espanha, duelo que colocará frente a frente os campeões da Copa América e do Euro. O encontro, ainda sem data nem estádio confirmados, deverá realizar-se em março de 2026.

Apesar de a Finalíssima ser organizada em conjunto pela FIFA e pela UEFA, a sanção de Otamendi não deverá ser cumprida nesse jogo, uma vez que pertence a uma competição distinta. No entanto, existe a hipótese de a federação argentina pedir que a punição seja considerada nesse encontro, o que permitiria ao defesa limpar a suspensão e ficar disponível para o arranque do Mundial.