Francesco Farioli voltou a orientar um treino no Olival - Foto: FC PORTO
Francesco Farioli voltou a orientar um treino no Olival - Foto: FC PORTO

FC Porto tenta repetir o que conseguiu nas últimas três épocas

Azuis e brancos recebem Casa Pia no domingo e procuram o terceiro triunfo em outros tantos jogos para a Liga. 2021/22 foi a última temporada na qual os dragões não somaram nove pontos nas três rondas inaugurais

O clássico em Alvalade entre Sporting e FC Porto está já no pensamento de grande parte dos adeptos dos dois clubes, mas os dragões ainda têm um compromisso a cumprir antes, que pode ditar (bastante) o estado de espírito da equipa para o desafio de cartaz da 4.ª jornada da Liga.

Enquanto os leões viajaram até à Madeira para medir forças com o Nacional, os azuis e brancos preparam-se para receber o Casa Pia no Dragão, este domingo (18h00), numa partida que poderá marcar uma sequência de três vitórias em outros tantos jogos a contar para o campeonato para a turma de Francesco Farioli.

Após os triunfos sem espinhas, aos quais se juntaram exibições sólidas, frente a Vitória de Guimarães (3-0) e Gil Vicente (2-0), a formação portista espera lograr nova vitória e amealhar mais três pontos na corrida pelo título. Na verdade, os dragões têm arrancado bem as campanhas na Liga e já há três épocas que somam nove pontos em nove possíveis nas três primeiras rondas.

Na temporada transata, sob o leme de Vítor Bruno, o FC Porto bateu Gil Vicente (3-0), Santa Clara (2-0) e Rio Ave (2-0), antes de averbar a primeira derrota na jornada seguinte, curiosamente também diante do Sporting, e igualmente em Alvalade (0-2).

Um ano antes, no início da época 2023/24, a última de Sérgio Conceição no Dragão, os azuis e brancos levaram a melhor sobre Moreirense (2-1), Farense (2-1) e Rio Ave (2-1), antes de, mais uma vez, escorregarem na 4.ª ronda, ante o Arouca (1-1), célebre jogo marcado por uma conversa do árbitro ao telemóvel com o VAR e pelo golo do empate de Evanilson apontado aos 90+18' (!) minutos.

Já em 2022/23, na condição de campeões nacionais, a sequência de três jogos inaugurais foi extremamente positiva para os dragões, que venceram Marítimo (5-1), Vizela (1-0) e... Sporting (3-0). Mais uma vez, o primeiro deslize chegou na jornada 4, em Vila do Conde, com um desaire (1-3) frente ao Rio Ave.

É preciso, portanto, recuar até 2021/22 para se encontrar uma perda de pontos do FC Porto nos três primeiros jogos da Liga: aconteceu precisamente na 3.ª ronda, na Madeira, contra o Marítimo (1-1). Nessa temporada, recorde-se, Sérgio Conceição levou os azuis e brancos ao título, tendo terminado a campanha com um recorde de pontos - 91, mais seis do que o Sporting (85), segundo classificado.

Agora sob a égide de Farioli, o emblema portista espera, pelo menos, igualar os arranques positivos que se têm verificado nos últimos anos, com um triunfo sob o Casa Pia, para chegar ao clássico com a possibilidade de quebrar a malapata da 4.ª jornada, que tem sido pouco simpática.

Sugestão de vídeo: