A equipa de basquetebol do FC Porto durante um jogo das competições europeias 2025-26. Foto FIBA
A equipa de basquetebol do FC Porto durante um jogo das competições europeias 2025-26 - Foto: FIBA

FC Porto sofre derrota pesada em casa e complica as contas na Europa

Dragões sofreram novo desaire na FIBA Europe Cup, desta vez com estonianos do Tartu Ulikool, por 71-90, e falharam possibilidade de subir ao segundo lugar

Desilusão no Pavilhão Dragão Arena. O FC Porto foi derrotado em casa pelos estonianos do Tartu Ulikool, por 71-90, e complicou as contas para se apurar para a próxima fase da FIBA Europe Cup, perdendo a possibilidade de subir ao segundo lugar, embora ainda esteja tudo em aberto.

Os dragões eram favoritos a vencer esta partida, apesar da derrota na Estónia (78-94), na segunda ronda, mas acabaram mesmo por sofrer mais uma derrota pesada nesta quinta jornada da fase de grupos da competição e ocupam o terceiro lugar, em igualdade pontual com o segundo e quarto, este último o seu adversário desta quarta-feira.

O início do primeiro quarto até foi bastante dividido: o FC Porto somou os primeiros dois pontos, chegou a estar empatado 11-11, mas na parte final o seu adversário dominou. Desde cedo que a formação da Estónia começou a construir a sua vantagem e para o segundo quarto ia em seis pontos (21-15).

Ainda nada estava perdido, pelo contrário, mas a verdade é que a situação piorou e ao intervalo os dragões já perdiam por 33-46. O regresso dos balneários fez bem à equipa da casa, que respondeu forte e a diferença no marcador voltou a estar apenas nos três pontos, com o resultado no terceiro quarto a ser de 62-68.

No entanto, no último quarto o Tartu Ulikool não deu hipótese: os portugueses reduziram para 71-75 e, a partir daí, não fizeram mais nenhum ponto! Aliás, os forasteiros aumentaram consideravelmente a vantagem e conseguiram uma diferença de 19 pontos ao fazer 15 de forma consecutiva! Vitória importante para os estonianos, que, caso perdessem, seriam eliminados.

Depois do clássico com o Benfica em Lisboa, no sábado, o FC Porto tem como último adversário europeu os alemães do Rostock, precisamente os líderes do grupo B, e só uma vitória interessa, mas também estará dependente do outro resultado.