Francesco Farioli, treinador dos dragões - FOTO: FC Porto
Francesco Farioli, treinador dos dragões - FOTO: FC Porto

FC Porto: sessão vespertina sem metade do plantel

Grupo, ainda desfalcado de 15 jogadores nas seleções, volta este sábado ao trabalho após cinco dias de folga. Primeiro treino com o foco na Taça de Portugal

Ainda sem os jogadores que estão ao serviço das seleções, o plantel do FC Porto volta este sábado à rotina dos treinos no Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa, no Olival, ao cabo de cinco dias de folga. É a segunda vez esta época que Farioli concede este bloco alargado de dias para uma parte dos futebolistas recuperar dos efeitos de um calendário desportivo preenchido – no final de setembro, também na paragem para os compromisso das seleções, o italiano encaixou um período generoso para o grupo respirar fundo e recarregar baterias.

O próximo desafio do FC Porto está marcado para o dia 18 de outubro, frente ao Celoricense, em Barcelos, e assinala a estreia na Taça de Portugal. Na prática, o plantel, sem contar com os 15 atletas convocados para representar as respetivas seleções nacionais, gozou cinco dias e meio de folga, dado que a sessão de hoje está marcada para a parte da tarde.

O descanso não foi para todos e é provável que assim que possa, Farioli conceda mais repouso aos internacionais. Diogo Costa (Portugal), Diogo Fernandes e Martim Fernandes, Gabriel Brás e Rodrigo Mora (Portugal Sub-21), Zaidu (Nigéria), Bednarek e Kiwior (Polónia), Prpic (Croácia Sub-21), Pablo Rosario (República Dominicana), Froholdt (Dinamarca), Eustáquio (Canadá), Samu (Espanha) e Deniz Gul (Turquia), além de Tomás Pérez, que integra a seleção da Argentina no Mundial de Sub-20, são os jogadores que não marcarão presença na sessão vespertina. 

Pablo Rosario já viaja

Há, no entanto, um futebolista deste lote que já empreendeu viagem de regresso à Invicta, por sinal, aquele que mais milhas percorreu: Pablo Rosario. O médio representou a República Dominicana num jogo particular frente ao Uruguai, que os sul-americanos venceram por 1-0. A partida realizou-se na sexta-feira em Kuala Lumpur, na Malásia, a 11 mil quilómetros do Porto. Uma jornada dura para Pablo Rosario, que apesar de tudo beneficia do facto da sua seleção, já afastada da discussão do apuramento para o Mundial de 2026, ter agendado para este período só essa partida de caráter amigável.

O próximo ciclo, como A BOLA destacou, inclui seis jogos no espaço de 22 dias. Depois do Celoricense, o FC Porto mede forças com o Nottingham Forest, Moreirense, SC Braga, Utrecht e Famalicão - este último desafio disputa-se a 9 de novembro. Só depois haverá nova pausa para os jogos das seleções.