De Jong está fora dos relvados desde 8 de setembro, data em que contraiu uma lesão no joelho esquerdo, no particular com o Lusitânia de Lourosa - Catarina Morais/Kapta+
De Jong está fora dos relvados desde 8 de setembro, data em que contraiu uma lesão no joelho esquerdo, no particular com o Lusitânia de Lourosa - Catarina Morais/Kapta+

FC Porto: o tempo que falta para Luuk de Jong voltar aos relvados

Avançado evoluiu para treino condicionado e passou nova etapa do processo de recuperação. Excelentes sinais de melhoria, mas departamento médico não quer arriscar

A sessão matinal desta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa, que marcou o regresso dos plantel azul e branco aos treinos após dois dias de folga, trouxe boas notícias para Francesco Farioli. Luuk de Jong, a recuperar da lesão sofrida no joelho esquerdo a 8 de setembro, no particular à porta fechada ante o Lusitânia de Lourosa (2-2), evoluiu para treino condicionado, começando a correr no relvado, embora, sabe A BOLA, ainda não tenha trabalhado com o esférico.

Empenhado, o experiente ponta de lança neerlandês manteve o plano de ir ao Olival mesmo nas folgas, de forma a intensificar o processo de recuperação, que tem corrido dentro do esperado e ao longo do qual o jogador tem evidenciado bons sinais. Ainda assim, e apesar desses excelentes indicadores de melhoria que tem dado neste período que já vai longo — o atacante de 35 anos já desfalcou a turma de Farioli em nove partidas —, o departamento médico dos dragões não quer arriscar um regresso prematuro aos relvados, sobretudo atendendo à idade de Luuk e à natureza sempre delicada da lesão ligamentar que contraiu.

Perante este cenário, estima-se que o antigo goleador do PSV esteja apto a competir dentro de aproximadamente um mês, ou seja, entre o final de novembro e o início de dezembro. Uma janela temporal em que o FC Porto tem na agenda três jogos, curiosamente todos serão disputados no Estádio do Dragão: recebe os franceses do Nice no dia 27 (17h45), em duelo da 5.ª jornada da fase regular da UEFA Europa League, mede forças com o Estoril três dias depois, a 30 (20h30), e, por fim, defronta o Vitória de Guimarães a 4 de dezembro (20h15), no embate que vai decidir a última vaga na final four da Taça da Liga.

Foco total no SC Braga

Quanto ao treino desta quinta-feira no Olival, há ainda a assinalar a presença de Nehuén Pérez no boletim clínico, ele que continua em regime de tratamento e ginásio, na sequência da rotura total no tendão de Aquiles que sofreu e que ainda vai manter o central argentino afastado dos relvados durante vários meses.

Dois dias depois do triunfo suado (2-1) em Moreira de Cónegos, que permitiu manter a liderança isolada, a equipa azul e branca deu início à preparação de mais um teste exigente, desta vez em solo caseiro, frente ao SC Braga, partida da 10.ª ronda da Liga que está agendada para domingo (20h30).

Farioli volta a orientar esta sexta-feira uma sessão matinal, novamente no Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa e, amanhã, vai projetar o duelo com os minhotos.