FC Porto com 'reforço' importante em Salzburgo
Depois de se ter lesionado no dia 12 de agosto, na receção ao Vitória de Guimarães, em partida referente à primeira jornada do campeonato nacional, Martim Fernandes está finalmente na iminência de voltar a competir pelo FC Porto. O lateral-direito contraiu uma lesão no ligamento colateral externo do joelho esquerdo, que provocou na altura alguma apreensão nas hostes azuis e brancas, mas a verdade é que o exame a que foi submetido afastou o pior cenário, que o levaria à mesa de operações.
O jovem de 19 anos, formado no Olival, enfrentou um período de recuperação que versou essencialmente num tratamento de consolidação, procedimento ministrado pelo médico Nélson Puga, e a verdade é que tudo correu dentro do esperado, com Martim Fernandes a treinar-se integrado condicionado há alguns dias e a dar sinais claros de recuperação total. É portanto crível que, nas próximas horas, deixe mesmo de figurar no boletim clínico, sendo, salvo qualquer imponderável de última hora, esperado que o seu nome figure na lista de convocados para o jogo de estreia dos azuis e brancos na edição 2025/2026 da Liga Europa, diante dos austríacos do Salzburgo.
Pablo Rosario foi titular no lado direito da defesa do FC Porto diante do Nacional e também com o Rio Ave, tendo em conta que Alberto Costa também se encontra entregue aos cuidados médicos do departamento clínico dos dragões. Se Martim Fernandes estiver a cem por cento em termos físicos, situação a avaliar até ao encontro da Liga Europa, não é mesmo de descartar a possibilidade até de figurar no onze azul e branco, isto depois de ter falhado os jogos com Gil Vicente, Casa Pia, Sporting, Nacional e Rio Ave. Está, assim, aberta a janela de oportunidade para o lateral-direito, que já esta época prorrogou o vínculo laboral com os dragões até 2030, ficando amarrado a uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Alberto apontado ao clássico
Por sua vez, Alberto Costa, ainda a evoluir ainda em regime condicionado, que inclui trabalho específico no ginásio, mas também no relvado, está a ser apontado ao clássico com o Benfica, do próximo dia 5, no Estádio do Dragão. O reforço de verão dos portistas lesionou-se na véspera da receção ao Nacional, contraindo uma rotura muscular que o tem impedido de dar o contributo à equipa nas recentes partidas.
O lateral-direito, de 21 anos, cuja aquisição custou 15 milhões de euros aos cofres da SAD portista - mais €1 M em bónus, mediante o cumprimento de objetivos, com a Juventus a reservar ainda 10% de mais-valias de uma futura possível transferência -, está empenhado em voltar aos relvados o mais cedo possível e tudo aponta que isso possa acontecer no clássico com o rival da Luz. Ainda assim, o jogador está a envidar todos os esforços para que esse regresso possa até suceder um pouco mais cedo.
Uma coisa é certa: Francesco Farioli, apesar dos imensos percalços que tem tido nesta fase embrionária da época no que concerne a lesões, tem improvisado e as apostas têm corrido de feição, mormente a escolha do reforço Pablo Rosario para o lado direito da defesa. Até marcou ao Rio Ave...
Zaidu aperta com Francisco Moura
Depois de se ter lesionado no estágio de pré-temporada na Áustria, Francisco Moura voltou às opções de Francesco Farioli a tempo de ter sido titular no clássico com o Sporting, em Alvalade, num jogo de boa memória para os dragões, que bateram o bicampeão nacional, e, por via disso, ascenderam à liderança isolada do campeonato.
Mas as exibições de Francisco Moura têm ficado aquém das expectativas, sobretudo no plano defensivo, com dificuldades a recuperar em termos de velocidade. Zaidu, que contra o Rio Ave até fez a segunda parte toda como lateral... direito, tem cumprido as missões que lhe são confiadas e começa a reclamar uma oportunidade para figurar no onze. Farioli chegou mesmo a revelar que testou o internacional nigeriano na posição 8, em contexto de treino, mas não é de afastar um cenário em que o camisola 12 possa surgir em Salzburgo nas primeiras opções... como lateral-esquerdo, a sua posição de raiz. O duelo por minutos na canhota vai aquecendo.